Capa
Volume 32 / Fascículo 4
Janeiro 2009
Descarregar revista
Este é o número da Gazeta de Física de algum balanço de 2009, e das tradicionais esperanças para 2010.
A celulose é o polímero renovável mais abundante do mundo. É o principal constituinte das paredes celulares das plantas, as quais constituem a sua principal fonte.
DESDE A FAMOSA CONFERÊNCIA JÁ CLÁSSICA PRONUNCIADA EM 1959, THERE'S PLENTY OF ROOM AT THE BOTTOM (HÁ MUITO ESPAÇO LÁ EM BAIXO), EM QUE RICHARD FEYNMAN NOS ABRIU AS MENTES AO CONCEITO E POSSIBILIDADES DA NANOTECNOLOGIA; MUITOS DESENVOLVIMENTOS TÊM AJUDADO A QUE, HOJE, A NOSSA CAPACIDADE DE MANIPULAR A MATÉRIA À ESCALA NANO SEJA UMA REALIDADE.
Há muitos anos que o físico francês Jean-Marc Lévy-Leblond vem denunciando a “defiCiência” da Ciência e da sua actividade subordinada aos constrangimentos económicos e aos interesses políticos.
O Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL) é uma nova organização científica criada pelos governos de Espanha e Portugal.
É famosa a frase que Isaac Newton escreveu numa carta a Hooke: “Se vi mais longe que outros, foi porque subi aos ombros de gigantes”.
o físico Richard Feynman, num discurso de início do ano académico no California Institute of Technology (Caltech), em 1974, usou a expressão cargo cult (traduzido à letra o “culto da carga”) para designar os rituais que alguns povos primitivos de ilhas do Pacífico começaram a praticar, durante a Segunda Guerra Mundial.
Prémio Nobel da Física 2009 || Nanodia: "Pense Pequeno" || Prémio Fernando Bragança Gil || Evocando a figura de Lídia Coelho Salgueiro || Face oculta , à solta no Universo || 2010, Ano do laser
Raios misteriosos que encolhem pessoas até ficarem pequenas como um dedal, ou radiações nucleares que as fazem ficar enormes como um arranha-céus... será possível?
VAI-SE NUM AVIÃO QUE PARECE EM SEGUNDA MÃO E CHEGA-SE, MAL DORMIDOS E MAL DISPOSTOS, PELAS SEIS OU SETE DA MANHÃ, JÁ COM UM SOL RADIOSO LÁ FORA. ALGUMA CONFUSÃO DE CHEGADA, MAS TUDO NORMAL.
Quais os melhores livros de divulgação científica publicados em 2009? Para nos ajudar na escolha, pedimos a opinião de conhecidos autores e divulgadores de ciência. Em baixo listamos as preferências de Carlos Fiolhais (CF), físico, Jorge Buescu (JB) matemático, e Palmira F. Silva (PFS), química
QUANDO ESTE NÚMERO DA GAZETA CHEGAR ÀS MÃOS DO LEITOR JÁ SABEREMOS SE, NA CIMEIRA DE COPENHAGA SOBRE O CLIMA, TERÁ SIDO CONSEGuIDO uM ACORDO, COM METAS VERIFICÁVEIS, PARA A REDUÇÃO DOS GASES COM EFEITO DE ESTUFA.

© 2016 Sociedade Portuguesa de Física