Projecto MEDEA - lançamento da 6ª edição

A SPF - Sociedade Portuguesa de Física tem o prazer de anunciar o lançamento da 6ª edição do projecto MEDEA, que incentiva os alunos do secundário a elaborar um projecto científico baseado em medições de campos eléctrico e magnéticos de muito baixa frequência, 0-300 Hz, no meio ambiente, em particular, junto da sua escola, em casa e na vizinhança de linhas de transporte de energia eléctrica; e a procurar informação cientificamente credível sobre os eventuais efeitos destes campos na saúde humana.

Com o patrocínio da REN - Redes Energéticas Nacionais, S.A. e pelo 6º ano consecutivo, o projecto MEDEA tem como missão não só incentivar os alunos do ensino secundário a medir e a compreender o campo eléctrico e magnético no meio ambiente., como a divulgar este tópico na Sociedade. Nesta 6ª edição, foi decidido manter a participação dos alunos do ensino superior e profissional.

A electricidade e o magnetismo são fenómenos naturais que resultam da própria estrutura da matéria, encontrando-se presentes em todos os seres vivos, assim como no meio ambiente que nos rodeia. A própria Terra está rodeada de um campo magnético que nos protege de grande parte da radiação cósmica. As actividades humanas, domésticas e industriais são também, geradoras de campos eléctricos e magnéticos. No nosso quotidiano, encontramo-nos em permanente exposição a estes campos. Por este ser um tópico sempre muito actual e recorrente nos meios de comunicação social mas infelizmente ainda com algumas declarações e medos revelando falta de literacia científica, o MEDEA desafia os alunos do ensino secundário, superior e profissional, com o apoio dos respectivos professores de Física no caso do ensino secundário, nesta missão de comunicação científica com a Sociedade.

Se gostaria de participar neste desafio e/ou a sua escola estiver interessada em participar com uma ou mais equipas, deverá inscrever-se na página internet do projecto  até 7 de Novembro de 2014.

 

Publicado/editado: 12/10/2014

© 2019 Sociedade Portuguesa de Física