Investigadores do LIP partilham prémio pela descoberta da oscilação de neutrinos

 

Quatro investigadores do LIP partilham o Prémio Breakthrough para a Física Fundamental de 2016 atribuído hoje aos cientistas que participaram na “descoberta fundamental da oscilação de neutrinos, revelando uma fronteira para além, possivelmente muito além, do modelo padrão da física de partículas”. Foi distinguido o trabalho experimental realizado ao longo de mais de 15 anos, por cinco colaborações internacionais, SuperKamiokande, SNO, K2K/T2K, KamLAND e Daya Bay que, no seu conjunto, agregam algumas centenas de investigadores.

 

O prémio foi apresentado numa cerimónia no Centro de Investigação Ames da NASA, na Califórnia, e transmitido no canal National Geographic nos EUA. O Prémio Breakthrough para a Física Fundamental (depois estendido às Ciências da Vida e à Matemática) foi instituído pelo empresário e físico russo Yuri Milner em 2012, com um valor de 3 milhões de dólares, e sem limite no número de pessoas premiadas em cada ano. A descoberta da oscilação de neutrinos mereceu também recentemente o Prémio Nobel da Física de 2015, que distinguiu Takaaki Kajita e Arthur McDonald, diretores das experiências SuperKamiokande e SNO.

 

Várias áreas da ciência organizam-se hoje em dia em grandes colaborações internacionais com centenas de pessoas, para atingir objectivos que seria difícil atingir isoladamente. A atribuição deste prémio de forma colectiva sublinha, assim, a complementaridade entre as várias experiências e o trabalho colaborativo entre elas e dentro de cada uma delas.

 

Os neutrinos são partículas elementares sem carga eléctrica, e que por isso podem atravessar grandes quantidades de matéria e são muito difíceis de detectar. Estas experiências detectaram neutrinos de diferentes tipos, produzidos naturalmente pelos raios cósmicos na atmosfera terrestre ou pela fusão nuclear no interior do Sol, ou produzidos artificialmente em aceleradores de partículas ou em reatores nucleares, mostrando que os neutrinos mudam as suas propriedades no caminho entre a produção e detecção, ao contrário do que era esperado no Modelo Padrão da Física de Partículas. Esta descoberta levanta questões com implicações importantes na fronteira entre a física de partículas e a cosmologia, que são objecto de uma nova geração de experiências.

 

O LIP integra, desde 2005, uma das colaborações premiadas, SNO – Sudbury Neutrino Observatory, dedicada ao estudo de neutrinos solares e trabalha ativamente na preparação da experiência sucessora, SNO+, para a qual juntou investigadores com diferentes percursos, entre eles quatro dos investigadores agora premiados:

  • José Maneira começou a trabalhar em SNO em 2002 na Universidade de Queen's, no Canadá, e estabeleceu depois o grupo de física experimental de neutrinos do LIP;
  • Nuno Barros, hoje na Universidade da Pennsylvania, EUA, apresentou em 2012 na Universidade de Lisboa a sua tese de doutoramento realizada no LIP sobre os resultados finais de SNO;
  • Sofia Andringa trabalhou na experiência de neutrinos de acelerador, K2K, no Institut de Física de Altes Energies da Universidade Autónoma de Barcelona, e integra o grupo de física de neutrinos do LIP, e SNO+, desde 2006;
  • Gersende Prior trabalhou em SNO, no Lawrence Berkeley National Laboratory, EUA, e está no LIP e em SNO+ desde 2014.

 

Contactos:

José Maneira, responsável pelo grupo de física de neutrinos do LIP, maneira@lip.pt, 918 821 720

Sofia Andringa, sofia@lip.pt

Gersende Prior, gersende@lip.pt

Coordenador para a Divulgação no LIP: Pedro Abreu, abreu@lip.pt, 969 032 599

 

Links úteis

 

Lista de premiados de K2K/T2K referindo Sofia Andringa:     

https://breakthroughprize.org/Laureates/1/L155

 

Lista de premiados de SNO referindo Gersende Prior, José Maneira, Nuno Barros:, e incluindo o discurso de Arthur MacDonald, também laureado com o Prémio Nobel de 2015, referindo Portugal:

https://breakthroughprize.org/Laureates/1/L151

 

http://www.lip.pt

http://www.lip.pt/experiments/snoplus

http://sno.phy.queensu.ca/

https://breakthroughprize.org

 


Publicado/editado: 09/11/2015

© 2019 Sociedade Portuguesa de Física