Newsletter de Projecto MEDEA - 5ª Edição


 
 

 
Projecto MEDEA - 5ª Edição | 2014 - Convite à participação

 

Caros Colegas,

A SPF - Sociedade Portuguesa de Física tem o prazer de anunciar o lançamento da 5ª edição do projecto MEDEA, que incentiva os alunos do secundário a elaborar um projecto científico baseado em medições de campos eléctrico e magnéticos de muito baixa frequência, 0-300 Hz, no meio ambiente, em particular, junto da sua escola, em casa e na vizinhança de linhas de transporte de energia eléctrica; e a procurar informação cientificamente credível sobre os eventuais efeitos destes campos na saúde humana.

Com o patrocínio da REN - Rede Eléctrica Nacional, S.A. e pelo 5º ano consecutivo, o projecto MEDEA tem como missão não só incentivar os alunos do ensino secundário a medir e a compreender o campo eléctrico e magnético no meio ambiente., como a divulgar este tópico na Sociedade. Nesta 5ª edição, foi decidido estender a participação aos alunos do ensino superior e profissional.

A electricidade e o magnetismo são fenómenos naturais que resultam da própria estrutura da matéria, encontrando-se presentes em todos os seres vivos, assim como no meio ambiente que nos rodeia. A própria Terra está rodeada de um campo magnético que nos protege de grande parte da radiação cósmica.

As actividades humanas, domésticas e industriais são também geradoras de campos eléctricos e magnéticos. No nosso quotidiano, encontramo-nos em permanente exposição a estes campos. Por este ser um tópico sempre muito actual e recorrente nos meios de comunicação social mas infelizmente ainda com algumas declarações e medos revelando falta de literacia científica, o MEDEA desafia os alunos do ensino superior e profissional e os alunos do ensino secundário, com o apoio dos respectivos professores de Física, nesta missão de comunicação científica com a Sociedade.

Se gostaria de participar neste desafio e/ou a sua escola estiver interessada em participar com uma ou mais equipas, deverá inscrever-se na página internet do projecto de 19 de Dezembro a 15 de Janeiro de 2014.

A SPF proporcionará às equipas participantes o equipamento para as medições e o respectivo manual de utilização; uma página internet dedicada com informação científica e um espaço para questões frequentes; e acompanhará o desenvolvimento do projecto com a colaboração dos colegas responsáveis pela(s) equipa(s) participantes; premiando no final os melhores projectos submetidos.

Não hesite em contactar a SPF se precisar de algum esclarecimento adicional; e em consultar a página do MEDEA para mais informações.

Contamos com a sua participação no MEDEA|5 e divulgação deste convite a participação.

Com os nossos melhores cumprimentos,


Coordenação Científica do MEDEA
medea@spf.pt

 

Contactos

Ligue-se a nós!

Remover

Sociedade Portuguesa de Física
Avenida da República 45, 3º Esq.
 tel.: 217 993 665 • email: spf@spf.pt
Membro Honorário -
Ordem da Instrução Pública

  

Se desejar ser removido desta mailing list siga as instruções em baixo


© 2016 Sociedade Portuguesa de Física