Células fotovoltaicas 100% transparentes

 

 

 

Em agosto de 2014, os cientistas da Michigan State University criaram um concentrador de energia solar totalmente transparente, que poderia  transformar qualquer janela ou folha de vidro (como a tela do seu smartphone, por exemplo) num painel fotovoltaico. Ao contrário de outros, este é de facto 100% transparente.

 

As células colhem seletivamente a parte do espectro solar que não podemos ver com os nossos olhos, enquanto deixam passar a luz visível.

 

As células solares transparentes anteriores foram realmente apenas parcialmente transparentes, porque na geralidade adicionavam sombras coloridas aos ambientes.

Para contornar essa limitação, os cientistas do Michigan State usaram uma técnica ligeiramente diferente para a absorção da luz solar: em vez de tentar criar uma célula fotovoltaica transparente (que é quase impossível), eles usaram um concentrador solar luminescente transparente (TLSC). O TLSC consiste em sais orgânicos que absorvem comprimentos de onda não-visíveis, específicos da luz ultravioleta e infravermelha, que então luminesce (brilho) com outro comprimento de onda da luz infravermelha (também não visível). Esta luz infravermelha emitida é guiada para a borda de plástico, onde tiras finas de células solares fotovoltaicas convencionais as convertem em eletricidade.


Publicado/editado: 03/01/2017

© 2019 Sociedade Portuguesa de Física :: DE