UMinho e LIP organizam escola e simpósio sobre data science

Dias: 25/03/2019 a 29/03/2019 Local: Braga Organização: LIP e UMinho

Poster - Escola

 

 

A Universidade do Minho, em parceria com o LIP - Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, organiza de 25 a 29 de março, no campus de Gualtar, em Braga, uma Escola e um Simpósio dedicados ao tema “Data Science - Bridging Fundamental Research and Industry”. A iniciativa tem como objetivo apresentar problemas e soluções neste âmbito, potenciando pontes entre aplicações e problemas em contextos diversos. As inscrições estão abertas até 1 de março.
A Escola realiza-se de 25 a 27 de março, destinando-se a alunos de mestrado e doutoramento, bem como a investigadores interessados na área. Vai ser privilegiada uma abordagem prática, partindo de técnicas transversalmente usadas em física de partículas, astropartículas e cosmologia, mas cuja aplicação se estende aos mais diversos domínios. O programa conta com os conferencistas Glen Cowan, professor da Universidade de Londres (Reino Unido) e coordenador para o desenvolvimento de métodos estatísticos no detetor de partículas ATLAS, da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN), e Tommaso Dorigo, investigador do Instituto Nacional de Física Nuclear da Universidade de Pádua (Itália) e coordenador da rede europeia AMVA4NewPhysics.

O Simpósio decorre nos dias 28 e 29 de março. pretendendo fazer a ponte entre a análise de dados nos contextos académico e industrial, de modo a facilitar o estabelecimento e desenvolvimento de novas proximidades entre os docentes/investigadores da UMinho e os representantes do setor económico e social e das empresas.

Convida-se a comunidade académica e o tecido empresarial e industrial a participar e a partilhar as suas experiências.

+Info: www.lip.pt/data-science-2019

 


Publicado/editado a 07/02/2019

© 2016 Divisão de Física de Partículas