Noite Europeia dos Investigadores 2017 em Braga

A Noite Europeia dos Investigadores, que este ano será a 29 de Setembro, é uma iniciativa que pretende quebrar as barreiras que separam a Ciência dos cidadãos e desmistificar a imagem do cientista distante e inacessível. "Ciência no dia-a-dia" tem sido percebida como um lema para estimular a participação do público em geral, especialmente do público jovem, com atividades de investigação e de transmissão do conhecimento científico. Ao adotar este objetivo para Noite Europeia dos Investigadores, temos a intenção de potenciar a consciência pública sobre o quanto a ciência influencia o nosso modo de vida, mas também dar aos investigadores a oportunidade de concretizar a perceção do grande público sobre o seu trabalho e melhorar os contactos entre os investigadores e os cidadãos para reforçar os esforços de inovação.

A Escola de Ciências da UMinho coordenará todas as atividades que decorrerão nessa noite em Braga, no Edifício dos Congregados, na Avenida Central, estando a ser planeado um programa destinado ao grande público que pretende mostrar a investigação de enorme qualidade produzida em Portugal e, em particular, em Braga. Esta será igualmente uma excelente oportunidade para as unidades de investigação locais se conhecerem e partilharem informação sobre a investigação que desenvolvem.
 
Para além das atividades durante a Noite, iremos promover uma série de atividades preparatórias, que decorrerão nos meses de junho,  julho e setembro, de forma a cativar o público em geral para este grande evento e, mais eficazmente, divulgar a ciência e o papel dos nossos cientistas na qualidade de vida do cidadão comum, no seu dia-a-dia. Este ano o LIP organiza uma actividade dedicada à Física de Partículas, onde serão mostrados alguns métodos de deteção de partículas e os visitantes serão convidados a construir o seu próprio detetor.

Esperamos que esta Noite Europeia dos Investigadores continue o sucesso crescente das edições anteriores.

Mais informações em https://www.ecum.uminho.pt/pt/Sociedade/Paginas/Noite-Europeia-dos-Investigadores.aspx


Publicado/editado: 13/09/2017

© 2019 Divisão de Física de Partículas