Geofísica, Oceanografia e Meteorologia

Compreender o funcionamento do nosso Planeta é um empreendimento fascinante!

A Divisão de Geofísica, Oceanografia e Meteorologia (GOM) tem por função promover e apoiar atividades da SPF que se relacionem com a aplicação das Leis da Física na explicação e entendimento do funcionamento do Planeta. É uma divisão que faz a ligação com outras disciplinas, com relevo para o estudo do Ambiente e das Alterações Climáticas. Nesta área as Leis da Física são sobretudo aplicadas a fenómenos de maior escala e assim é muitas vezes designada por “Macrofísica”. As velocidades com que lidamos são muito inferiores à da luz e por isso a física newtoniana é amplamente utilizada.

A divisão engloba os três subsistemas terrestres fundamentais: o subsistema sólido, do núcleo interno até à crosta terrestre, na Geofísica interna, o subsistema líquido, os oceanos terrestres, na Oceanografia, e o subsistema gasoso, a atmosfera, na Meteorologia. A divisão entre “sólido” e “líquido” torna-se difusa para separar os domínios pois à escala geológica a maior parte das camadas internas da Terra têm um comportamento fluído, regido pelas mesmas leis físicas que servem para estudar a Atmosfera e os Oceanos.

São objetivos da Divisão de Geofísica, Oceanografia e Meteorologia:

- Promover o entendimento do Planeta como um sistema físico, cujo estudo e compreensão do seu funcionamento é feito através das leis da física.

- Promover junto dos jovens a perceção da importância da física para a compreensão do mundo onde vivemos.

- Motivar os alunos dos vários níveis de ensino para o estudo da Física da Terra e mostrar a Geofísica, Oceanografia e a Meteorologia como temas de física, em particular no ensino secundário.

- Apoiar a SPF em atividades de consultadoria que lhe sejam solicitadas no âmbito da Geofísica, Oceanografia e Meteorologia.

- Divulgar atividades e eventos nas áreas da Geofísica, Oceanografia e Meteorologia.

No Ensino Básico e Secundário a Geofísica, Meteorologia e Oceanografia encontram-se espalhadas por várias disciplinas como sejam a Geologia, a Geografia e a Biologia. É intenção da Divisão GOM da SPF promover a melhoria da qualidade dos programas e dos manuais escolares nestes domínios, assim como desenvolver a integração dos seus conceitos no Ensino da Física num espírito de multidisciplinariedade.

Contactos:

Geofísica Luis Matias                Oceanografia Paulo Relvas                Meteorologia Ricardo Trigo


Eventos em Destaque


© 2016 Divisão de Geofísica, Oceanografia e Meteorologia