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Volume 19 / Fascículo 2
Abril 1996
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Neste artigo faz-se uma breve análise da Convenção Quadro sobre as Alterações Climáticas (CQAC), das dificuldades inerentes à sua aplicação e das possíveis estratégias de superação dessas dificuldades. Dá-se especial atenção à área de interface entre a perspectiva científica das consequências do aumento da concentração na atmosfera dos gases com efeito de estufa (GEE) e a grande variedade de forças político-económicas que, no quadro da CQAC, condicionam a adopção de medidas limitativas daquele aumento.


Neste artigo faz-se uma descrição dos principais factos, que levaram Antoine Henri Becquerel à descoberta da radioactividade natural, em Fevereiro de 1896, utilizando um sal de urânio. A descoberta foi comunicada à Academia das Ciências em Março do mesmo ano. Salienta-se ainda a descoberta dos elementos radioactivos polónio e rádio, feita em 1898 por Marie e Pierre Curie; refere-se sucintamente a importância desta descoberta. Cita-se a descoberta de outros elementos radioactivos e descrevem-se resultados obtidos por outros notáveis investigadores, no domínio da radioactividade, no período compreendido entre 1896 e 1905. Faz-se uma curta biografia de Antoine Henri Becquerel.


As tecnologias da Realidade Virtual estão a atingir alguma maturidade. Para tal muito contribuíram progressos recentes tanto em hardware (processamento rápido e novos interfaces homem-máquina) como em software (linguagens mais poderosas e de mais fácil utilização). São cada vez mais numerosas e diversificadas as suas aplicações em domínios que vão do entretenimento à educação e à ciência, passando pela arquitectura, arte, indústria, comunicação, etc.. Na educação, e em particular no ensino e aprendizagem das ciências exactas e naturais, estão em curso trabalhos para avaliar concretamente as possibilidades dessas novas tecnologias. Os dois casos mais salientes são, na Química, o Chemistry World, ambiente virtual para estudar átomos e moléculas, e, na Física, o Newton World, ambiente para o estudo da colisão de partículas


Os professores, investigadores, engenheiros, estudantes universitários e outros utilizadores da ciência e da técnica necessitam, mais tarde ou mais cedo, de consultar normas e publicações relativas à simbologia e terminologia das grandezas e unidades físicas. Mas onde e como se obtêm essas normas? A que instituições deveremos dirigir-nos? Neste artigo dão-se várias indicações sobre as diversas organizações emissoras de normas, sobre o modo de aceder às várias normas e sobre a especificidade de cada organização relativamente ao âmbito das normas emitidas. Referem-se ainda alguns exemplos correntes de atropelos à simbologia e à terminologia internacionalmente aceites


Nas três últimas décadas, o computador tornou-se um instrumento essencial na investigação em Física. Por várias razões, essa mudança não se deu ainda na aprendizagem da Física. Com a crescente acessibilidade a computadores pessoais cada vez mais potentes e com interfaces de fácil utilização, está chegada a hora de tornar o computador um instrumento fundamental para aprender Física. Das várias modalidades de utilização do computador no ensino da Física, há a destacar a utilização como instrumento de medida (com sensores e software adequado para a aquisição de dados e a respectiva representação) e a modelação. Estas duas modalidades são complementares uma da outra.


Provas das Olimpíadas Regionais de Física 
4 de Maio de 1996


Actividades da Delegação Regional do Centro da SPF


  • Olimpíadas Regionais
  • Olimpíadas Internacionais

  • Eleições para a Divisão Técnica de Educação
  • Eleições para a Divisão Técnica de Física Atómica e Molecular 

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