Capa
Volume 4 / Fascículo 6
Outubro 1963
Descarregar revista

A Gazeta de Física abre o seu último número, de Julho de 1963, com «alguns comentários à maneira de crítica», sobre o livro de Física para o 3.° ciclo liceal de que sou autor. O artigo é de Fernando Sequeira e J. Sousa Lopes.

Se não fora a severidade da crítica, quase me sentiria desvanecido por me terem sido concedidas honras de primeira página e ter merecido o interesse de um trabalho de equipa. Mas, ai de mim! A vergasta sibila fustigante e o tom é de lástima. Os comentaristas, decidiram desagravar Minerva ultrajada e investem sobre a barbárie que «nesta época de satélites artificiais e viagens interplanetárias» forjou um mau «livro de base pelo qual devem aprender» os «espíritos jovens».


Apresenta-se a dedução das equações gerais de Navier-Stokes e mostra-se a necessidade da sua simplificação para a resolução dos problemas da Mecânica de Fluidos. A partir das equações de Navier-Stokes deduzem-se as equações dos movimentos lentos e faz-se a sua aplicação ao problema de Stokes (esfera em corrente uniforme).


Nas titulações potenciométricas o final da reacção entre o titulante e o composto a da reacção entre o titulante e o composto a da curva de titulação (1), a qual é uma curva que descreve o potencial (relativamente a um electrodo padrão) após cada adição de um determinado volume do titulante. A reacção que está na base do doseamento de tióis por este método é a que leva à formação de mercaptidos (de prata ou de mercúrio) pouco  solúveis ou pelo menos de constante de dissociação muito pequena. Assim o titulante é o ião Ag+ (prata) ou o ião Hg++ (mercúrio) e o electrodo é o respectivo metal.


As fontes de neutrões usuais utilizam reacções nucleares, como por exemplo :

 Esta reacção pode ser obtida juntando ao berílio uma preparação radioactiva emissora de partículas α, por exemplo rádio ou polónio.


Curso de actualização para professores do ensino secundário


Periódicos existentes na biblioteca de Portugaliae Physical(*)


© 2019 Sociedade Portuguesa de Física