DE 25 DE NOVEMBRO A 20 DE JANEIRO NO LABORATÓRIO DE INSTRUMENTAÇÃO ELETRÓNICA DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA DO IST 

 

Em colaboração com o IST a SPF desenvolve uma acção creditada pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua com 35 horas para professores de Física-Química e de Matemática (20h presenciais e 15h em regime assíncrono-remoto).

Pretende-se, com este curso de formação contribuir para que o professor conheça e use meios tecnológicos de apoio à utilização de métodos experimentais no ensino das Ciências nomeadamente nas Ciências Físico-Químicas e Matemática.

O ponto de partida é uma formação em física experimental através da exploração de um Laboratório On-line, e-lab, que disponibiliza experiências controladas remotamente. Complementarmente serão realizadas experiências práticas com materiais de baixo custo.

 

Estas experiências podem ser enquadradas em vários níveis e constituem um instrumento de trabalho no ensino das Ciências Físico-Químicas e da Matemática.

Deste modo, o e-lab será uma ferramenta ao serviço da comunidade educativa, contribuindo para o reforço das actividades de experimentação científica, previstas nos programas curriculares, mas nem sempre concretizadas. Esta ferramenta permite ainda a interdisciplinaridade e o trabalho de modelação matemática a partir de resultados experimentais reais.

 

Destinatários 

 

Esta acção destina-se a Professores de Física-Química e de Matemática (Grupos 510 e 500, respectivamente).

 

O nº de vagas é restrito e os sócios da SPF terão prioridade pela ordem da inscrição.

 

O prazo de inscrição será de 1 a 20 de novembro.

 

Aos sócios da SPF que se inscrevam neste curso será disponibilizado um kit básico que permite efetuar a experiência prática. 

 

Esta ação de formação é uma parceria entre o Departamento de Física do IST e a Sociedade Portuguesa de Física.


© 3ª Edição do curso Física Experimental - Sociedade Portuguesa da Física