João Luís Andrade e Silva (1928-2017)

Falecimento

João Luís Andrade e Silva, professor catedrático aposentado da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, faleceu esta sexta-feira, dia 10 de novembro, aos 89 anos. A Faculdade lamenta o triste acontecimento, apresentando as condolências aos seus familiares, amigos e colegas.

O velório decorre este domingo, dia 12 de novembro, a partir das 17h00, na Igreja de São Francisco de Assis, sito na Av. Afonso III, a seguir ao Cemitério do Alto de São João. O funeral realiza-se esta segunda-feira, dia 13 de novembro, pelas 12h00, no Cemitério do Alto de São João.


Nesta fotografia, de finais da década de 80 do século passado, João Luís Andrade e Silva está com um grupo de alunos da Física, entre os quais, Henrique Leitão, Jorge Buescu e Carlos Pires, atuais professores/investigadores de Ciências
Imagem cedida por AS

“João Luís Andrade e Silva foi um eminente professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa”, diz Ana Simões, professora do Departamento de História e Filosofia das Ciências.

Após a licenciatura em Ciências Físico-Químicas, nesta faculdade, rumou a Paris onde fez o doutoramento sob a orientação do prémio Nobel da Física, Louis de Broglie, tendo trabalhado com ele por mais de duas décadas.

Autor de uma vasta obra científica no domínio da Mecânica Quântica, destaca-se o livro de divulgação, escrito em coautoria com Georges Lochak – “Quanta, Grains et Champs (1969)” -, com várias edições e traduções.

Em 1972, durante a “Primavera Marcelista”, e por iniciativa do ministro da educação, Veiga Simão, regressa a Portugal integrando o Laboratório de Física desta faculdade, onde leciona Mecânica Quântica e cria um grupo de investigação nesta área.

Após o 25 de Abril, inicia a lecionação da disciplina “História das Ideias em Física”, empenhando-se no desenvolvimento da História e Filosofia das Ciências nesta faculdade.

João Luís Andrade e Silva foi ainda presidente do Instituto Nacional de Investigação Científica, do Conselho Científico de Ciências, tendo sido ainda diretor da Biblioteca desta faculdade.

ACI com DHFC de Ciências
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt