O projeto MEDEA pretende promover o conhecimento da física junto dos jovens portugueses e da sociedade em geral. Em particular, o MEDEA promove (i) a medição e o conhecimento científico de campos elétricos e magnéticos de muito baixa frequência (0 a 300 Hz) produzidos por qualquer equipamento ou circuito elétrico, na escola, no ambiente doméstico e na vizinhança de linhas de transporte de energia elétrica; (ii) promove ainda a construção de experiências que visem o estudo dos campos elétricos e magnéticos referidos e (iii) a procura de informação cientificamente credível sobre os eventuais efeitos destes campos na saúde humana. O registo das medições e o tratamento dos dados adquiridos são também uma componente de destaque.
As instituições participantes no MEDEA recebem um medidor de campo elétrico e magnético, para muito baixas frequências, que devem usar durante o desenvolvimento do projeto. A SPF disponibiliza, no seu site (https://medea.spf.pt), toda a informação necessária à implementação do projeto, em particular: o manual de utilização do equipamento, uma área de questões frequentes (FAQ) em atualização permanente e várias ligações úteis.
O projeto MEDEA é uma iniciativa da SPF – Sociedade Portuguesa de Física e da REN – Redes Energéticas Nacionais.
O projeto MEDEA consiste num concurso com a participação simultânea de várias equipas de alunos de instituições de ensino secundário onde se combina a formação com a aplicação de conhecimentos científicos presentes nas aprendizagens essenciais e o desenvolvimento de capacidades de pensamento crítico e autónomo, competências de trabalho colaborativo e capacidade de comunicação.
Este concurso promove (i) a medição e o conhecimento científico de campos elétricos e magnéticos de muito baixa frequência (0 a 300 Hz) produzidos por qualquer equipamento ou circuito elétrico, na escola, no ambiente doméstico e na vizinhança de linhas de transporte de energia elétrica; (ii) promove ainda a construção de experiências que visem o estudo dos campos elétricos e magnéticos referidos e (iii) a procura de informação cientificamente credível sobre os eventuais efeitos destes campos na saúde humana.
O presente regulamento estabelece as condições gerais e técnicas que as equipas das instituições de ensino devem respeitar na 15.ª edição do projeto MEDEA ou MEDEA|15 que decorre ao longo do ano letivo de 2023/24 (consultar cronograma).
Por cada instituição participante, deve existir um (podendo ser dois) professor / tutor responsável pelo projeto que acompanhará a sua execução.
Podem concorrer ao MEDEA|15 alunos que frequentem o ensino secundário de instituições de ensino nacionais ou quaisquer outras com paralelismo pedagógico ao ensino secundário ou profissional português.
Cada instituição pode participar com uma a três equipas. Cada equipa deve ser composta por um mínimo de 2 e um máximo de 5 alunos.
Só são admitidas equipas constituídas por alunos que frequentem as disciplinas de física e química ou física.
No caso do ensino profissional ou equivalente, acresce que os alunos estejam a frequentar a escola durante pelo menos 2/3 do período em que se desenrolam os trabalhos das equipas.
As candidaturas ao projeto MEDEA|15 decorrem entre 23/10/2023 e 21/12/2023.
A candidatura é feita eletronicamente e exclusivamente no portal do projeto MEDEA (https://registo-medea.spf.pt) onde deve ser fornecida toda a informação solicitada.
Serão selecionadas até 30 instituições de ensino. A seleção das instituições é feita pela coordenação do MEDEA|15. Os resultados serão divulgados até dia 28/12/2023. Da seleção não cabe recurso. A candidatura das instituições selecionadas será considerada como inscrição no projeto MEDEA|15.
Os professores / tutores devem inscrever as suas equipas e respetivos elementos na Área da Escola (https://registo-medea.spf.pt) até ao dia 16/01/2023.
Os professores / tutores devem sempre que possível participar na oficina de formação de professores a realizar no dia 20 de janeiro de 2023, onde receberão informações sobre o desenvolvimento do projeto, equipamento de medição dos campos elétricos e magnéticos, declarações de responsabilidade, autorizações de divulgação de trabalhos e imagens, entre outras informações.
O professor/tutor deverá acompanhar a(s) equipa(s) em todas as fases do projeto.
No MEDEA|15 estão previstas videoconferências (a pedido das equipas) entre as equipas participantes e a coordenação do projeto, entre 21 de janeiro e 23 de fevereiro, para esclarecimentos de questões relativas ao desenvolvimento dos projetos e manipulação do equipamento de medida.
Cada equipa deve participar nas duas fases obrigatórias do MEDEA|15.
Fase 1: Realização de atividades propostas pela SPF constantes num guião a ser entregue aos professores/tutores na oficina de formação de professores (entre 21 de janeiro e 29 de fevereiro).
Fase 2: Realização de um projeto científico relativo ao MEDEA|15 (entre 8 de março e 3 de maio).
No final da fase 1, cada equipa deve enviar, até às 19h do dia 7 de março, para o mail medea@spf.pt, (i) o relatório das atividades propostas no guião com destaque para as principais conclusões e (ii) um documento (máximo uma página A4) com as atividades idealizadas para a fase 2. A partir destes documentos, serão selecionadas pela coordenação do MEDEA|15, as equipas que prosseguirão para a fase 2. Da seleção não cabe recurso. As equipas serão notificadas até ao dia 8 de março.
No final da fase 2, cada equipa deve enviar, até ao dia 6 de maio, para o mail medea@spf.pt, um vídeo com (máximo de 4 minutos) o resumo do projeto científico desenvolvido e um póster científico (tamanho A1).
As instituições participantes no MEDEA recebem um medidor de campo elétrico e magnético, para muito baixas frequências, que devem usar durante o desenvolvimento do projeto. O equipamento deverá ser devolvido à SPF até ao dia 10/05/2024. A SPF disponibiliza, no seu site (https://medea.spf.pt), toda a informação necessária à implementação do projeto, em particular: o manual de utilização do equipamento, uma área de questões frequentes (FAQ) em atualização permanente e várias ligações úteis.
Os projetos serão avaliados por um júri que atribuirá o primeiro lugar podendo eleger até duas menções honrosas. A divulgação dos resultados será feita após 28/05/2024, data da conclusão do projeto. Após a divulgação dos resultados a SPF inicia contactos com as instituições para proceder à entrega dos prémios.
Avaliação
Cada equipa deve ter um projeto inovador. Serão eliminadas as equipas que apresentem projetos iguais ou semelhantes.
A avaliação incidirá nos documentos apresentados nas duas fases do projeto com os critérios seguintes:
Relatório da fase 1, póster e vídeo da fase 2: Estrutura e apresentação; Conteúdo científico (enquadramento nas propostas do projeto); Qualidade da experimentação; Inovação.
Atividades idealizadas para a fase 2: Objetivo (clareza); Relevância científica (enquadramento nas propostas do projeto); Inovação; Exequibilidade (prazo do projeto MEDEA).
Estrutura (relatório da fase 1 e póster da fase 2): Sumário; Introdução; Material e Métodos; Resultados; Discussão/Conclusão; Referências bibliográficas.
COORDENAÇÃO:
Coordenador científico: Horácio Fernandes IST/IPFN – UL e SPF
Coordenador executivo: Luis Afonso SPF