Workshop | IAEA supported national IMRT audit

 

 

Auditoria dosimétrica nacional em IMRT

Projeto da DFM_SPF em colaboração com a IAEA, com o apoio do IPOCFG, EPE, DGS e do NLO de Portugal na IAEA (2018)

 

 

A tecnologia associada à radioterapia tem sofrido contínuos avanços e desenvolvimentos ao longo das últimas décadas. Novas técnicas de tratamento, tais como a radioterapia de intensidade modulada (IMRT) têm-se tornado comuns na maioria dos centros de radioterapia, a nível mundial. No entanto, há evidência de que nem todas as instituições cumprem os requisitos mínimos de aceitabilidade no que toca à qualidade dos protocolos de administração deste tipo de tratamentos. Preocupada com este tipo de questões, a Agência Internacional de Energia Atómica (IAEA) desenvolveu um programa de auditoria dosimétrica com o objetivo de contribuir para a utilização otimizada das técnicas complexas de IMRT, aplicado à patologia de tumores de cabeça e pescoço, já que são aqueles os que representam maior desafio do ponto de vista da técnica.

 

A IAEA tem um longo historial de experiência e conhecimento no que respeita à disponibilização de serviços de auditoria dosimétrica em radioterapia aos vários estados membros. Em conjunto com a World Health Organization (WHO), tem levado a cabo desde 1969 programas de auditoria dosimétrica, baseados em dosimetria termoluminiscente e operacionalizados de forma postal. Este novo projeto, relativo a auditoria em IMRT, insere-se no Programa de Cooperação Técnica, e tem como objetivo mais global contribuir para o fortalecimento da formação e treino dos profissionais em radioterapia, nomeadamente os físicos médicos.

 

A Divisão de Física Médica da SPF (DFM_SPF), à semelhança do que aconteceu em 2011-2012 relativamente às técnicas de radioterapia 3D-Conformacional (na altura mais de 80% dos tratamentos em Portugal eram deste tipo), levará a cabo, no ano de 2018, a auditoria avançada em IMRT, em colaboração com a IAEA. Mais uma vez, o centro piloto será o IPO de Coimbra. A DGS e o National Liaison Officer (NLO) de Portugal na IAEA apoiam este projeto.

 

A Workshop de arranque é dirigida, principalmente a físicos médicos e dosimetristas. A presença de alguns estudantes interessados nestes temas será também bem-vinda. 


© Workshop - IAEA supported national IMRT audit - Sociedade Portuguesa da Física