Entrada

Bem vindo à Divisão de Óptica e Lasers da Sociedade Portuguesa de Física.

A óptica, um dos ramos mais antigos da física, estuda as propriedades da luz, o seu comportamento e a sua interacção com a matéria. É uma das áreas mais fascinantes e com mais aplicações práticas, que incluem os instrumentos ópticos (telescópios, microscópios), as fontes de luz, écrans, fotografia, iluminação, até aos diagnósticos médicos e a visão humana. Compreender todas as facetas da luz continua a ser um desafio e uma fonte de novas descobertas.

O laser é um tipo muito especial de luz, criada por amplificação óptica baseada num processo conhecido como emissão estimulada de radiação. Demonstrado pela primeira vez em 1960, o laser tem hoje um papel importante como ferramenta em muitas áreas da ciência, incluindo a física, a química, a biologia, a medicina e a engenharia, para mencionar apenas algumas. Também na vida do dia-a-dia o laser é fundamental: nas comunicações ópticas, discos ópticos, impressoras lasers, cirurgia a laser, corte de materiais a laser, e muitas outras.

 

Evento em destaque

A AOP2017 - III International Conference on Applications of Optics and Photonics - decorre em Faro, Portugal, de 8 a 12 de Maio de 2017.


© 2016 Divisão de Óptica e Lasers