A SPF perdeu um sócio Honorário: Faleceu o Professor Carlos Matos Ferreira

Faleceu inesperadamente a 27 de Dezembro o Professor Carlos Matos Ferreira, Professor Catedrático do IST, e Presidente do mesmo Instituto entre 2001 e 2009.

O Professor Carlos Matos Ferreira, personalidade que desempenhou um papel de grande liderança no desenvolvimento da Física Molecular e de Plasmas em Portugal, exerceu o cargo de Secretário Geral da SPF de 1990 até 1998, depois de ter também exercido o cargo de Secretário Adjunto para os Assuntos Nacionais de  1987 a 1989.

Durante o seu mandato na SPF o Professor Carlos Matos Ferreira aprofundou as ligações da SPF à European Physical Society e trouxe grande visibilidade e prestígio internacional à SPF. 

O impacto das suas contribuições para a  ciência nacional e a disseminação do conhecimento na sociedade foi reconhecido pela Presidência da República Portuguesa em 2005, através do grau de Grande-Oficial da Ordem do  Infante D. Henrique.

A SPF reitera neste triste momento a homenagem que lhe fez no passado mês de Setembro durante a 19ª Conferência Nacional de Física, e presta-lhe um tributo, relembrando a todos os sócios a entrevista dada à Gazeta de Física em Julho de 2000:  “O Investigador Português é um Herói”. 

A SPF envia sentidos pêsames a todos os familiares do Professor Carlos Matos Ferreira.

Informa-se que a Missa dedicada ao Professor Carlos Matos Ferreira será celebrada na Nave Principal da Igreja São João de Deus, às 11 horas do dia 31 de Dezembro, quarta-feira.

Seguir-se-á  cremação pelas 13 horas no Crematório dos Olivais.

As cinzas serão depositadas no cemitério de Luz de Tavira no dia 1 de Janeiro pelas 15 horas. 


Publicado/editado: 28/12/2014

© 2019 Sociedade Portuguesa de Física