Capa
Volume 18 / Fascículo 1
Março 1995
Descarregar revista

Sempre se soube que o ambiente influi decisivamente sobre a vida na Terra. Uma escola de cientistas sugeriu recentemente o contrário: a Terra seria aquilo que a vida quer que ela seja. E a hipótese de Gaia. Segundo a hipótese de Gaia, a Terra pode-se considerar um organismo vivo capaz, pelo menos em parte, de se auto-regular. A Tecnologia humana ameaça o equilíbrio existente.


prova específica de Física é exigida para ingresso num grande número de cursos de natureza científica e tecnológica, o que pressupõe que as Universidades consideram que o candidato deverá ter uma razoável preparação nesta disciplina. Os resultados verificados a nível nacional parecem, no entanto, demonstrar que, admitindo que a prova específica foi elaborada de forma a avaliar correctamente os conhecimentos adquiridos, uma percentagem muito significativa dos candidatos não possui os conhecimentos mínimos desejáveis. Os dados disponíveis e referentes às colocações nos diferentes cursos no ano lectivo de 1994/95 mostram que muitos desses alunos puderam ingressar no Ensino Superior com preparação muito deficiente em Física. As consequências a nível de insucesso nas disciplinas do Ensino Superior são bem conhecidas e motivo de preocupação para todos.


Hoje há computadores por todo o lado. Mas, apesar de tudo quanto já foi feito para banalizar a utilização de computadores no ensino, ainda estamos longe de tal acontecer. São várias as razões para esse facto: a dificuldade de criação e gestão de novos espaços escolares que tenham algo mais do que que cadeiras, mesas e quadros; a insuficiente familiarização dos professores com o computador; a dificuldade de gerir as actividades dos alunos em salas com muitos computadores... ou com poucos; a insuficiente difusão de software de qualidade; as dificuldades de integração de actividades com os computadores nos currículos; a desconfiança de alguns professores em relação às potencialidades dos computadores; etc.


Neste artigo discute-se de forma elementar a questão do equilíbrio termodinâmico entre gases em contacto através de uma parede, em particular no caso da parede transmitir trabalho e não transmitir calor. Mostra-se que neste último caso, as condições de equilíbrio não são suficientes para determinar o estado final do sistema, uma vez caracterizada a situação inicial, em consequência de se efectuar uma restrição sobre uma quantidade que não corresponde a uma função de estado (ôQ = 0).


“Portugal adoptou o sistema métrico decimal em meados do século XVIII, conquanto tenham continuado a subsistir as medidas aprovadas pela Lei de Almeirim de 26 de Janeiro de 1575, que em 1814 foram adaptadas ao sistema métrico.
Após a adopção do sistema métrico, tendo por base o metro legal de França, pelo Decreto de 13 de Dezembro de 1852, Portugal acompanhou os progressos daquele sistema, encontrando-se entre os 17 Estados signatários da Convenção do Metro, assinada em Paris em 20 de Maio de 1875, Convenção esta que veio a ser ratificada pela Lei de 19 de Abril de 1876.


Os cientistas C. G. Shull e B. N. Brockhouse, receberam em 1994 o prémio Nobel da Física, em reconhecimento do trabalho pioneiro desenvolvido no âmbito da utilização de feixes de neutrões para explorar os mistérios da matéria condensada.


Problemas das Olimpíadas Internacionais de Física

Apresenta-se a seguir o enunciado do 1° problema experimental da XXIV IPhO (EUA, 1993). A sua resolução será publicada no próximo número da Gazeta. Os enunciados dos problemas teóricos da IPhO 93 foram publicados na Gazeta de Física 17 (1994) fase. 1, p. 28.


Perfaz-se, em Novembro do corrente ano, o centenário do descobrimento dos raios X, por Wilhelm Roentgen.
Para comemorar o evento, que deu origem à atribuição do primeiro Prémio Nobel em Física, as Universidades portuguesas, por iniciativa da Universidade Nova de Lisboa, vão realizar um ciclo de comemorações, que incidirão sobretudo nos aspectos da investigação em Fisica e nas aplicações à Medicina.
Além da Sessão Solene de inauguração, realizada em 8 de Novembro passado e que teve a presença do Presidente da Assembleia da República, do Embaixador da Alemanha e dos Presidentes das Sociedades Portuguesas de Fisica e de Radiologia e Medicina Nuclear, e de uma Sessão na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em 17 de Dezembro, o ciclo de comemorações incluirá ainda as seguintes realizações:


© 2019 Sociedade Portuguesa de Física