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Volume 15 / Fascículo 4
Dezembro 1992
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Apresentam-se algumas sugestões de utilização da folha de cálculo EXCEL 3.0 para o ensino/ aprendizagem da Física a nível dos ensinos básico e secundário. Pretende-se mostrar que esta ferramenta pode ser um meio muito útil ao dispor dos professores, no trabalho com os alunos, mesmo naqueles níveis de ensino.


São conhecidas inúmeras aplicações do campo electromagnético recorrendo, na grande maioria dos casos, ao princípio da transformação da energia. Há, contudo, uma aplicação que não visa o aproveitamento da transformação da energia, mas sim a obtenção de informação; referimo-nos à utilização do campo electromagnético para o conhecimento da estrutura interior do planeta. Procuraremos, em dois artigos de divulgação, mostrar como se pode utilizar o campo electromagnético, quer para um melhor conhecimento do interior da Terra e pequenas profundidades (de alguns metros a um ou dois quilómetros), quer para obter informação a grandes profundidades (dezenas de km).


Vila Real, Setembro de 1992

  • PROVA PARA O 9.° ANO DE ESCOLARIDADE
  • PROVA PARA O 11.° ANO DE ESCOLARIDADE

Esta conferência realizou-se de 15 a 18 de Setembro de 1992 nas instalações da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Vila Real. Foi organizada pela Delegação Norte da Sociedade Portuguesa de Física. Teve a participação de cerca de 650 físicos (docentes pertencentes secundário ou superior ou/e investigadores portugueses, espanhóis e alguns convidados ingleses, alemães, italianos, dinamarqueses, holandeses, franceses e suíços).


A organização e planeamento do ensino- -aprendizagem são uma pertença legítima do professor, para o qual a liberdade de planear implica a grande responsabilidade de gerir. Parece vantajoso e desejável que o grupo de disciplina possa colaborar nesta tarefa específica de cada um dos professores, recomendando-se, por razões de facilidade e eficiência que se reúnam os professores de um mesmo ano e, se possível, tracem uma estratégia comum.


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