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Volume 10 / Fascículo 1
Março 1987
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Não será por acaso que a primeira sessão desta Conferência é dedicada ao ensino da Física em Portugal. Nem será necessário um grande esforço para imaginar início idêntico para a Conferência Nacional de qualquer outra disciplina que se realizasse nesta altura em Portugal. Com efeito, o sistema educativo português, nunca tendo atingido o grau de perfeição dos sistemas de outros países culturalmente mais desenvolvidos que o nosso, viu-se recentemente a braços com dificuldades extraordinárias devido ao súbito aumento das populações escolares, numa altura em que o País sofria profundas transformações das suas estruturas políticas, económicas e sociais.


De acordo com preocupações manifestadas na Conferência Nacional de Física—Física 86, sobre o estado do ensino da Física em Portugal, o Secretário-geral da SPF, Prof. F. D. Santos, e o Coordenador da Divisão de Educação da SPF, Dr. J. Valadares, enviaram ao Ministério da Educação, em Novembro findo, uma carta em que se sintetizam os pontos fundamentais da problemática desse ensino, que a seguir se transcrevem.


O Museu de Física do Departamento de Física da Universidade de Coimbra possui na sua excelente colecção de instrumentos do século XVIII uma máquina de Atwood que é uma peça verdadeiramente notável. Para bem o realçar começaremos por focar alguns aspectos relacionados com a Física e os cientistas dessa época.


Descreve-se neste trabalho uma realização experimental de um processo de medida de tempo baseado em micro-computador ZX-Spectrum. Mostra-se a sua utilização em experiências didácticas de mecânica, utilizadas em aulas introdutórias a nível universitário, e sugere-se a sua fácil adaptação para uso a nível do ensino secundário.


As vantagens oferecidas pelos métodos de diagnóstico pela imagem, nomeadamente aqueles desenvolvidos nas últimas décadas, atingem praticamente todos os sectores da Medicina. Após um período de mais de meio século em que a radiologia foi, virtualmente, o único método de diagnóstico pela imagem disponível, grandes passos foram dados. Um dos passos mais decisivos foi, talvez, o estabelecimento de uma investigação sistemática dirigida para o desenvolvimento de novas técnicas. Esta investigação traduz-se numa procura incessante de novas formas de evidenciar alterações topográficas, morfológicas, estruturais e funcionais através do estudo das propriedades físicas, químicas e biológicas de células, tecidos e órgãos, através da descoberta de novos agentes de interaeção com a matéria viva, através da sofisticação dos meios de apresentação da informação obtida, etc., etc..


  • Calcular a altura h para que uma partícula de massa m, partindo do repouso no ponto A, e deslizando sem atrito sobre uma pista tipo «looping» (Fig. 1), passe pelo ponto O da circunferência de raio r.
  • Calcular também as componentes e o módulo da velocidade nesse ponto O.

  • Estrutura e Reactividade Molecular, S. J. Formosinho e A. J. C. Varandas, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 1986, 175+viii págs.
  • Curso de Programação Fortran, Rui Alberto Lopes Feio, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 1986, 191 p
  • Bird of Passage, Rudolf Ernst Peierls, Princeton, University Press, 1985, 350 p
  • Terminologia, Símbolos e Unidades para Grandezas Físico-Químicas. Sistema Internacional de Unidades, M. Estela Jardim, Mariana Pereira, Escolar Editora, 1965, 94 p.

Tiveram lugar no Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, nos dias 8, 9 e 10 de Janeiro de 1987, as provas nacionais de encerramento das Olimpíadas de Física 86. Estas provas tiveram o apoio e patrocínio da Fundação Calouste Gulbenkian, Departamento de Física da F.C.T. da Universidade de Coimbra, Companhia de Seguros «O Trabalho» e da Comissão de Turismo de Coimbra. Foram constituídas pela realização das provas teórico- -experimentais do 9.° e do 11° ano, e ainda de uma prova de criatividade, sobre um trabalho original no domínio da computação em Física.


  • Eleições nas Delegações Regionais
  • Divisões Técnicas da SPF

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