Capa
Volume 9 / Fascículo 3
Julho 1986
Descarregar revista

O tempo na teoria da relatividade generalizada

O comportamento dos cones de luz torna-se mais interessante na presença de um campo gravítico. O efeito da gravidade tal como é descrito pela teoria da relatividade geral formulada por Einstein e publicada em 1915, manifesta-se através da curvatura do espaço-tempo. 


Anemómetros Laser são sistemas ópticos, não intrusivos, para a medição da velocidade dos escoamentos de fluidos líquidos ou gasosos. Estes instrumentos de medida devem a sua existência à invenção do Laser nos anos sessenta. Tentativas anteriores para medição da velocidade de fluidos por métodos ópticos foram realizadas; contudo só depois do aparecimento da luz Laser com suas propriedades únicas de coerência espacial e temporal, foi possível projectar e realizar um anemómetro óptico. Hoje em dia muitos dos equipamentos de anemometria Laser são comercializados mas não vai longe o tempo em que os investigadores de mecânica dos fuidos tinham que desenvolver o seu próprio equipamento. A sua aplicação constitui uma ferramenta de trabalho extremamente útil na investigação da Mecânica dos Fluidos. Neste trabalho será apresentada uma breve introdução à técnica de Anemometria Laser


O efeito Raman foi descoberto em 1928 por Chandrasekhara Raman, e valeu-lhe o Prémio Nobel da Física em 1930. Este efeito foi utilizado principalmente em Química, mas constituía uma técnica pesada e difícil (longos tempos de exposição eram necessários). O aparecimento dos lasers, na década de sessenta, veio permitir a renovação profunda da espectroscopia Raman. De facto, a monocromaticidade das riscas do laser permite obter uma muito melhor resolução, dado serem mais finas, e os tempos de exposição tornaram-se muito menores, porque a densidade de energia é muito maior. Será, depois, o aparecimento dos lasers de corantes (dye lasers), permitindo variar continuamente a energia (e a frequência) de excitação, que reforçará ainda mais o esforço de investigação neste campo. Na realidade, com este tipo de lasers tornou-se possível o acesso ao estudo das transições electrónicas, bem como da interaeção entre os electrões e as vibrações da rede cristalina, em espectroscopia Raman ressonante (R.R.S., resonant Raman scattering).


Astrofísica

Os anos de 1983 a 1985, vão ficar assinalados na história da astrofísica como fundamentais para o desenvolvimento da astronomia planetária, ramo da astrofísica em que se faz o estudo de sistemas planetários, e de planetas exteriores ao sistema solar.


O clima constitui um dos factores determinantes das condições de vida da humanidade, da sua distribuição geográfica e da sua história. As mudanças que se registam no clima devem-se à alteração das condições existentes nas fronteiras do sistema climático (ver Fig. 1), por exemplo, modificação da reflectividade superficial do Globo, ou da intensidade da radiação solar que nos chega do espaço — e devem-se também a mudanças na estrutura ou composição da atmosfera.


  • Com o apoio do INIC, JNICT, Secretaria de Estado do Ensino Superior e do Centro e Laboratório de Física da Universidade do Porto, realiza-se, de 6 a 10 de Outubro de 1986, um: Curso Livre sobre Magnetismo e Propriedades Magnéticas dos Materiais.

 

  • Pela primeira vez esteve em Portugal o «EPS traveling lecturer», este ano o Prof. H. Haken, Stuttgart (RFA). O Prof. Haken proferiu duas palestras em Lisboa, no Centro de Física da Matéria Condensada (Synergetics, an overview; Theory of non-equiiibrium phase transitions, slaving principie and order parameters);

A Sociedade Portuguesa de Física tem por objectivo promover, cultivar, desenvolver e divulgar, em Portugal, o estudo, o ensino, a investigação e as aplicações da Física e das Ciências com esta mais directamente relacionadas, uma e outras Ciências consideradas como fenómeno cultural e como agente dinamizador e condicionante do desenvolvimento económico nacional.


Realizaram-se, no período de 3 a 21 de Junho, as provas regionais das Zonas Norte, Centro e Sul. A exemplo do que foi feito anteriormente (Gaz. Fís. 8, 111 e 153), publica-se os textos das provas teórico-experimentais organizadas pelas diferentes delegações. Algumas informações adicionais sobre as provas e os resultados aparecem à frente, no Noticiário SPF.


A SPF pode agora anunciar o conjunto de palestras previstas para a 5." Conferência Nacional de Física


  • OLIMPÍADAS DE FÍSICA-86
  • Delegação de Lisboa
  • Delegação de Coimbra
  • Delegação do Porto
  • Curso sobre Aquisição e Tratamento de dados em Experiências Laboratoriais
  • Curso sobre Aplicação de Computadores em Física

© 2019 Sociedade Portuguesa de Física