Capa
Volume 26 / Fascículo 4
Outubro 2003
Descarregar revista
A FÍSICA NO CENTRO DAS ATENÇÕES
O formalismo para tratar dados experimentais é apresentado e usado para justificar de forma simples as regras de algarismos significativos que, por vezes, são mal compreendidas tanto por alunos como por professores de ensino secundário.
Palestra proferida no encontro "Teias Matemáticas" realizado em 2001 no Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra. Os textos desse encontro irão sair numa edição conjunta da Gradiva e da Imprensa da Universidade de Coimbra. O autor, crítico de arte, é licenciado em Ciências Físico-Químicas pela Universidade de Lisboa e professor de História da Arte na Faculdade de Letras da mesma Universidade. A “Gazeta” agradece ao autor e aos editores a autorização para a pré-publicação deste texto.
Os cursos de Ciências Físicas das universidades públicas portuguesas são de uma forma geral bons, mas enfrentam alguns problemas sérios, o mais importante dos quais é a descida do número de alunos. É este o sentido global da avaliação externa daqueles cursos, como afirma Filipe Duarte Santos, professor de Física na Universidade de Lisboa e presidente da comissão que procedeu à respectiva avaliação, no quadro da Fundação das Universidades Portuguesas.
Física por todo o lado || O Prémio Nobel da Física de 2003 || Morreu pai da bomba de hidrogénio || Manuel Paiva nomeado presidente do Fundo Educativo || Escolha do local do ITER
Avaliação externa dos cursos de Ciência Física: diminuição da procura é problema maior || Física tem as piores classificações nos exames nacionais || Maioria das escolas com nota negativa a Física || Ensino Superior: acesso à Física em queda || VII Semana da Física do IST || Ciência na Almedina || XIV Congresso de Física - Matemática || Iniciativas do Ciência Viva || Semana Mundial do Espaço || Cursos de Verão na Universidade Nova || Astronomia em Lisboa || Martin Black Prize 2003 para Pedro Vieira || Jubilação da Prof.ª Maria Renata Chaves || 23 Centros de Investigação avaliados Mais dinheiro para o Ciência Viva em 2004
2005, Ano Mundial da Física || Proclamação do "Ano Mundial da Física" || Física em Palco || Prémios Público-Gradiva entregues no Pavilhão do Conhecimento || Humberto Pereira: “Física é importante, porque resolve questões do dia-a-dia” . || Encontro "Física, Cultura e Desenvolvimento" em Coimbra
COLABORE CONNOSCO! ENSINO DA FÍSICA Diga-nos (através do e-mail: densino@spf.pt) o que pensa acerca do novo programa de Física do 11° ano e quais os aspectos em que deveria incidir a formação para este programa. Lembramos que existe um novo programa homologado para o 11° ano de Físico-Químicas e que ele deverá entrar em vigor no próximo ano lectivo 2004/05. A Divisão da Educação da SPF gostaria de poder contar com a sua opinião acerca da forma mais adequada de planear uma formação que vá de encontro às necessidades dos professores relativamente ao novo programa de Física 11° ano. Para isso é necessário perceber concretamente quais os assuntos que despertam maior dificuldade ou necessidade de aprofundamento. A ligação com o programa do 10° ano é um dos assuntos que deve merecer reflexão. Poderá consultar o programa em: http://www.des.minedu.pt/download/prog_hom/fisic a_quimica_a_ll_homol.pdf
A Secção "OLIMPÍADAS DE FÍSICA" é dirigida por Manuel Fiolhais, José António Paixão e Fernando Nogueira,do Departamento de Física da Universidade de Coimbra, 3004-516 Coimbra e-mail: olim@teorfis.uc.pt
"A Procura do Portugal Moderno”, João Caraça, Campo das Letras, Porto, 2003. || "Ciência Horrível:A Terrível Verdade Sobre o Tempo", Nick Arnold, Europa-América, Mem Martins, 2003. || "Em Busca da Realidade Divina", Lothar Schaefer; Ésquilo, Lisboa, 2003. || "Finados Famosos:Albert Einstein e o seu Universo Insuflável", Mike Goldsmith, Europa-América, Mem Martins, 2003. || "Fronteiras da Ciência: Desenvolvimentos recentes - Desafios futuros", Rui Fausto, Carlos Fiolhais e João Queiró (org.), Gradiva, 2003. || "Museu da Ciência da Universidade de Lisboa", Fernando Bragança Gil, Museu da Ciência, Lisboa, 2003. || "Nós e superfícies", David Farmer e Theodore Stanford, Gradiva, 2003. || "Novos Enigmas de Pensamento Lateral", Paul Sloane e Des MacHale, Gradiva, 2003. || "Os Números da Natureza", Ian Stewart, Rocco e Temas e Debates, Lisboa, 2003. || "Termodinâmica Fundamental para Ciência e Engenharia", João Paulo Ferreira, Universidade Católica Editora, Lisboa, 2003. || "Universidade e Cultura", Luísa Leal de Faria, Universidade Católica Editora, Lisboa, 2003.

© 2019 Sociedade Portuguesa de Física