Equipas científico-pedagógicas da Sociedade Portuguesa de Física para avaliação e certificação de manuais escolares

 

Física e Química A dos 10.º e 11.º anos, Física do 12.º ano e Química do 12.º ano

 

Décio Ruivo Martins.

Concluiu o Doutoramento em História e Ensino da Física pela Universidade de Coimbra em 1997.

É Professor Auxiliar na Universidade de Coimbra. Vários trabalhos publicados na área da História e Ensino da Ciência. Orienta teses de doutoramento, dissertações de mestrado em História e Ensino Física. Durante mais de duas décadas tem orientado Estágios Pedagógicos das antigas licenciaturas em Física e Química do Ramo Educacional e do Mestrado em Ensino de Física e de Química. Também tem desempenado funções de coordenação das Comissões de Estágios Pedagógicos dos Mestrados em Ensino.É docente do Doutoramento em Ensino das Ciências (http://apps.uc.pt/courses/PT/course/621) e Coordenador do Doutoramento em História das Ciências e Educação Científica (http://apps.uc.pt/courses/PT/course/4162). É membro da Comissão Científica do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra.

 

Isabel Marília Viana e Peres

Professora de Física e Química no Ensino Secundário e doutora em Química pela Universidade de Lisboa. Tem orientado várias ações de formação para professores. É colaboradora do Centro de Química Estrutural da Universidade de Lisboa e em projetos como “Saber Ciência” do Instituto Superior Técnico ou “Casa das Ciências” da Fundação Calouste Gulbenkian. Os seus trabalhos mais recentes, desenvolvidos na área da História da Ciência e da Química Analítica, abordam os processos fotográficos históricos.

 

Lucília Pires de Brito

Licenciada e doutorada em Física pela Universidade de Coimbra. Foi professora e investigadora no Departamento de Física desta Universidade até 2013-2014.

Ao longo da sua carreira profissional lecionou disciplinas sobre assuntos diversificados destinadas às licenciaturas em Ciências e em Engenharias. Lecionou disciplinas dos mestrados em Ensino da Física e da Química e orientou Estágios Pedagógicos em diversas escolas do ensino básico e secundário.

Desenvolveu atividades de investigação no Centro de Física Teórica e no Centro de Física Computacional da Universidade de Coimbra, nomeadamente na área de física nuclear e astrofísica. Publicou várias dezenas de artigos em revistas da especialidade e participou em diversas conferências nacionais e internacionais de Física.

Organizou e participou em atividades destinadas ao ensino secundário: ações de formação para professores do ensino básico e secundário, palestras de divulgação da física, Olimpíadas de Física.

Fez parte de diversos órgãos diretivos e consultivos do Departamento de Física, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e da Sociedade Portuguesa de Física.

 

José Manuel da Costa Brochado Oliveira

Professor Associado do Departamento de Física e Astronomia da FCUP na situação de aposentado a partir de Abril de 2014. Licenciado em Engenharia Electrotécnica pela FEUP e doutorado em Física da Matéria Condensada pela Universidade de Birmingham – UK. Investigador do Laboratório Associado IFIMUPIN. Experiência profissional na coordenação e ensino em mestrados de Física para o Ensino, orientação de teses e cursos de formação contínua.

 

Maria Deolinda Gonçalves da Costa Campos

Licenciada em Ensino de Física e Química pela Universidade do Minho em 1985 e mestre em Física – Formação Contínua de Professores pela mesma universidade em 2011, sendo o tema da dissertação “Exploração de experiências científicas de Física do Ensino Secundário utilizando recursos informáticos e construção de laboratórios virtuais”.

É professora do quadro do Agrupamento de Escolas Carlos Amarante, tendo iniciado a atividade docente no ano letivo de 1984 – 1985. Foi orientadora do Estágio Integrado da Licenciatura em Ensino de Física e Química da Universidade do Minho. Desempenhou os cargos de Diretora de Turma, Diretora de Instalações, Coordenadora de Departamento e Representante de Grupo Disciplinar.

É formadora do Centro de Formação Sá de Miranda, tendo coorientado a oficina de formação “Modelação e Simulação em Matemática e nas Ciências Experimentais” e pertence à Bolsa de Avaliadores Externos desse centro de formação.

 

Maria Fernanda da Silva Neves

Licenciada em Química pela Universidade de Aveiro.

Professora do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário desde 1997.

Lecionou, em várias escolas, os programas de Física e Química A – 10.º e 11.º anos de escolaridade do Ensino Secundário e Físico-Química do 3.º Ciclo do Ensino Básico.


Publicado/editado: 10/03/2015

© 2019 Sociedade Portuguesa de Física