José Mariano Gago (1948-2015)

A Física e a Ciência perderam sexta-feira 16 de Abril um líder indiscutível. Cientista, administrador da ciência, e político da  ciência, foi além de tudo um intelectual que defendeu sistematicamente a ciência e a tecnologia como bases para o desenvolvimento humano e social. É um exemplo e referência para várias gerações, como professor, cientista, colega, decisor político.

A Sociedade Portuguesa de Física presta-lhe aqui um tributo, salientando o legado de um rastro notável que nos deixou e nos deve inspirar.

Foi reconhecido na comunidade internacional como um líder. Foi distinguido ao mais alto nível, com a  Grã-Cruz com Estrela da Bundesverdienstkreuz Ordem do Mérito da Alemanha, e em Portugal foi agraciado com o grau de Comendador da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada de Portugal. Foi um  promotor da formação do European Research Council. e Presidente do Institute of the Risk Governance Council em Genebra. Mais faria certamente, se continuasse entre nós.

José Mariano Gago licenciou-se em Engenharia Electrotécnica no IST em 1971, e obteve doutoramento em Física na École Polytechnique e Université Pierre e Marie Curie em Paris em 1976. Foi  investigador no CERN em Genebra de 1976 a 1978. No regresso ao IST, onde foi professor catedrático, fez a adesão de Portugal ao CERN  e a Exposição inovadora que esteve patente no IST que  numa só semana recebeu muitos milhares de visitantes, e inspirou muitos para a ciência. Chamou-lhe  “De que são feitas as coisas?”.  Criou ainda o LIP.

Em 1986-1989 foi Presidente da JNICT  e em  1995-2002 Ministro da Ciência e da Tecnologia dos XIII e XIV Governos constitucionais. Instituiu o sistema de avaliação internacional no sistema científico nacional.

Entre várias iniciatiavas criou a Agência Nacional Ciência Viva para a cultura  científica e tecnológica. Criou ainda em 1991 o “Instituto da Prospectiva”, em 2000 preparou com a Comissão Europeia a Estratégia de Lisboa,  na área da Investigação Europeia e da Sociedade da Informação na Europa. Em 2005-2011 foi  Ministro da Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior em mais dois governos constitucionais.

 

 

 

 

 

 

 


Publicado/editado: 17/04/2015

© 2019 Sociedade Portuguesa de Física