Atribuição do Título de Professor Emérito a Jorge Calado | Técnico Lisboa

Realiza-se no dia 17 de novembro, no Salão Nobre, a Cerimónia de Atribuição do Título de Professor Emérito, ao Senhor Professor Doutor Jorge Calado.

A cerimónia contará com as contribuições do Presidente do Instituto Superior Técnico, Professor Arlindo Oliveira, do Professor José Nuno Canongia Lopes, do Professor José Artur Martinho Simões, da Doutora Teresa Patrício Gouveia e do homenageado, Professor Jorge Calado.

Será seguido de um Licor de Honra.

JORGE CALADO
tem desenvolvido carreiras paralelas nas ciências e nas artes. Licenciou-se em engenharia química pelo Instituto Superior Técnico (IST), e doutorou-se em química pela Universidade de Oxford. Professor catedrático (aposentado) de química-física do Instituto Superior Técnico e membro do Centro de Química Estrutural (IST), foi também professor catedrático-adjunto de engenharia química na Universidade de Cornell, NY.
Publicou mais de 170 artigos em revistas científicas internacionais sobre termodinâmica de líquidos moleculares e energética das apatites, e gerou mais de 100 doutoramentos (diretos e secundários). Foi o primeiro químico a receber o Prémio Ferreira da Silva, o mais alto galardão da Sociedade Portuguesa de Química.
Membro de várias comissões científicas internacionais (no âmbito da IUPAC, Conselho da Europa, OTAN, INTAS e UE), foi também membro da Junta de Diretores e diretor executivo da Comissão Cultural Luso-Americana (administradora do Programa Fulbright-Hays). É sócio efetivo da Academia de Ciências de Lisboa desde 1988.
Muito interessado nas relações entre as ciências e as artes, regeu cursos como “A Arte da Ciência”, “Arte, Técnica e Sociedade”, “Os Limites da Ciência” em Cornell e no IST. Autor do capítulo sobre Ciência na História da Fundação Calouste Gulbenkian (2006).

Em 2011 (Ano Internacional da Química) publicou Haja Luz! Uma História da Química através de Tudo (IST Press, 2015, 3ª Edição) e, em 2014, o livro Limites da Ciência (Fundação Francisco Manuel dos Santos). É crítico cultural do semanário Expresso e contribuiu para o Times Literary Supplement (história e filosofia das ciências), Opera News e Opera Now.
Criou e dirigiu os primeiros cursos de pós-graduação em Administração das Artes (no Instituto Nacional de Administração), e fundou a IST Press. A pedido do Ministério da Cultura, criou a Coleção Nacional de Fotografia (hoje no CPF, Porto). Comissariou e produziu catálogos para mais de vinte exposições de fotografia em Portugal, Bélgica, França, Inglaterra e EUA, entre as quais À Prova de Água (EXPO’98) e INGenuidades (50º aniversário da Fundação Calouste Gulbenkian), que também foi vista em Bruxelas.


Publicado/editado: 09/11/2015

© 2019 Sociedade Portuguesa de Física