“Diálogos sobre a Nova Física- Complexidade e Não-Linearidade” de José R. Croca

 

No passado dia 14 de Junho foi apresentado a público o novo livro de José R. Croca pela Esfera do Caos Editores. Fazemos aqui uma breve apresentação da obra de grande interesse para os físicos e que se encontra à venda nas livrarias:

 

Sinopse:

A obra fundadora, em língua portuguesa, de uma Nova Física global, inter-relacional, do complexo e não-linear. Esta Nova Física, mais geral, global e unificada, que nos leva a olhar para a Natureza de um modo muito mais abrangente e unitário e onde a emergência encontra o seu lugar natural, tem a capacidade de integrar como um caso particular a Física Clássica e a Física dita Moderna (mecânica newtoniana, eletromagnetismo e termodinâmica, assim como a relatividade e a mecânica quântica). Uma obra que abre um caminho radicalmente inovador para o conhecimento…Uma proposta revolucionária. Um novo paradigma científico. Um novo modo de olhar para os fenómenos naturais.

 

Sobre o autor:
José R. Croca. Doutorado em Física Teórica. Professor na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Investigador no Centro de Filosofia das Ciências da mesma Universidade. O seu labor de investigação está principalmente centrado nos Fundamentos da Ciência em geral e da Física Quântica em particular. É autor de múltiplos trabalhos publicados em revistas científicas internacionais da especialidade, relacionados com a moderna física quântica não-linear, e também de diversos livros científicos publicados em português e em inglês. Com a Esfera do Caos publicou Diálogos Sobre Física Quântica: Dos Paradoxos à Não-Linearidade (2007, 2010). Foi galardoado com os seguintes prémios internacionais: Medalha de Ouro, T. Galileu, 2008 e Prémio FIR (Federação Internacional Racionalista) 2008, pelos seus contributos em prol da Razão.


Publicado/editado: 03/07/2016

© 2019 Sociedade Portuguesa de Física