Este encontro tem-se realizado anualmente em diversos pontos do país, reunindo jovens estudantes de física, de Norte a Sul, sendo a segunda vez que decorreu em Lisboa. O ENEF tem, portanto, um carácter lúdico-pedagógico, já que se trata de um importante meio de divulgação científica criado num ambiente de espírito jovem, descontraído e divertido. Neste encontro promove-se em particular um concurso que visa incentivar os estudantes de Física a preparar individualmente palestras relacionadas com o tema, fomentando assim as suas capacidades na elaboração e apresentação de projectos. Por outro lado, é também um encontro para criar um espaço de convívio e intercâmbio, não só entre estudantes de licenciatura e mestrado, como também alunos graduados quer estejam ou não a realizar uma pós-graduação. Aposta-se, neste sentido, em tornar o ENEF num interessante meio de comunicação e divulgação científica entre todos os estudantes do país.
O X ENEF, que decorreu no IST de 28 de Fevereiro a 2 de Março de 2008, contou com a presença de 70 participantes oriundos de Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Lisboa e Faro. Alargando o encontro à região da Grande Lisboa, foi visitada a Escola Prática de Infantaria (EPI) em Mafra com o objectivo de dar a conhecer os aparelhos de visão nocturna. Como em actividades anteriores, o Exército, e em particular a EPI, recebeu o ENEF com brio.
O programa consistiu em três palestras convidadas por professores do IST, instituição que acolheu o encontro: Professor João Seixas (LHC-CERN), Professor Carlos Varandas (Actividades do IPFN em Fusão Nuclear Controlada) e Professora Patrícia Figueiredo (Imagem funcional do cérebro por ressonância magnética). Sem nunca esquecer os objectivos principais do ENEF, realizou-se o concurso com sete participações, entre posters e palestras. O júri convidado foi composto pelo Professor Fernando Barão (IST, Universidade Técnica de Lisboa), o Professor João Carvalho (Universidade de Coimbra) e o Professor Luís Rebouta (Universidade do Minho). Os vencedores desta 10ª edição foram a Mariana Proença da Universidade do Minho (Nanoporous Anodic Alumina Templates) e o Nuno Martins da Universidade de Coimbra (Magnetes de Base Molecular) que receberam como prémio a ida ao International Conference of Physics Students 2008, em Agosto na Polónia.
O NFIST está, como sempre, de parabéns!