Participação Portuguesa - Escola de Verão no CERN

Entre os dias 1 e 5 de Setembro de 2008 decorreu no CERN, na Suíça, uma escola de Verão organizada pelo Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP) e pelo CERN, com o apoio da Agência Ciência Viva. Esta Escola contou com a participação de 45 professores da área da Física e da Química, provenientes de todo o país.

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Durante este estágio tivemos a oportunidade de assistir e participar em várias palestras, realizadas por investigadores a trabalhar no CERN, sobre Física de Partículas e suas aplicações na medicina, sobre detectores, aceleradores, entre outras. Além da componente teórica, pudemos usufruir de várias visitas interessantes, como por exemplo, descer ao detector CMS do acelerador LHC (a uma profundidade de 100m) ou ao centro de controlo do Grande Colisionador Hadrónico (LHC).

Queremos sublinhar a excelente organização deste estágio, não só relativamente à sequência com que os vários assuntos teóricos foram abordados, mas também à aplicação destes no contexto prático, que se traduziu nas visitas às experiências e aos detectores. O entusiasmo e o ambiente informal que se gerou entre todos os participantes contribuiu para que houvesse discussão, troca de ideias e partilha de conhecimentos, o que tornou este estágio ainda mais enriquecedor.

Cabe-nos a nós, professores, aproveitar agora esta experiência única e sermos embaixadores do CERN nos nossos locais de trabalho, partilhando desta forma todo o conhecimento adquirido. Os conteúdos apresentados nas várias palestras estão disponíveis para todos os colegas que os queiram utilizar, em formato PDF e/ou Microsoft Office Powerpoint, a partir de http://www.lip.pt/cern_em_portugues/. Da nossa parte, sentimo-nos bastante motivadas em organizar ao longo deste ano lectivo algumas actividades dirigidas a alunos e colegas, tais como:

- palestras com cientistas convidados e sessões de divulgação sobre o CERN, enfatizando a sua missão de dar resposta a questões tão fundamentais da Natureza como "O que é a matéria?", "De que é feita?", "Qual a sua origem?", questões estas que fascinam qualquer aluno;
- levar os alunos a participar nas MasterClasses, "Hands on Particles", que se realizam em Março em várias instituições de investigação em Física de Partículas;
- envolver os alunos mais velhos na montagem de uma exposição com alguns dos materiais que nos foram fornecidos, explicando os conteúdos dos cartazes aos mais novos;
- visualização de pequenos filmes sobre várias experiências a decorrer no CERN.
Certamente que muitos dos colegas que estiveram connosco neste estágio terão outras sugestões de actividades aliciantes a dinamizar com os seus alunos, despertando nestes o interesse para o estudo da Física.

Embora a Física de Partículas não faça parte dos programas curriculares do ensino secundário, podemos enriquecer alguns dos conteúdos programáticos com a referência a aplicações directas e reais, como por exemplo, do electromagnetismo, na construção do LHC, ou da estrutura da matéria, construindo com os alunos uma câmara de nevoeiro.

Este tipo de iniciativas é fundamental na nossa formação contínua, pois o nosso papel é muitas vezes determinante no encaminhamento dos alunos para o estudo da Física.

Um agradecimento muito especial a todos aqueles que contribuíram para o sucesso deste estágio e que nos fizeram sentir importantes na formação científica dos nossos jovens.


Publicado/editado: 08/10/2008

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