Primeiro-Ministro lança Ciência 2008 em Aveiro

Para além do anúncio da abertura do concurso anual de bolsas para doutoramento e pós-doutoramento e da continuação do programa de contratação de doutorados, foram anunciados dois novos programas: serão disponibilizadas bolsas de integração na investigação de alunos do 1º ciclo do Ensino Superior, e apoiadas cátedras convidadas em colaboração com empresas nacionais e internacionais (e.g. Martifer, Nokia-Siemens, Delta Cafés, e Alcatel-Lucent Portugal).

A mensagem transmitida pelo lançamento de cátedras convidadas é um claro incentivo ao desenvolvimento de iniciativas de carácter filantrópico e ligação à sociedade. Se complementadas por medidas que permitam a sua sustentabilidade, favorecendo fortemente o financiamento dirigido para "endowments" e donativos com fortes benefícios fiscais, poderão demonstrar percursos alternativos para o financiamento da Ciência e das Universidades.

As bolsas de integração na investigação vêm fomentar a ligação dos alunos mais jovens do Ensino Superior à investigação. Esta prática é comum nas melhores universidades do Mundo, com o exemplo paradigmático do Undergraduate Research Opportunities Program (UROP) no Massachussets Institute of Technology (MIT), lançado em 1969. Esta iniciativa governamental vem reforçar uma realidade que também já encontramos em muitos centros de investigação nacionais. Transmite às instituições do Ensino Superior sinais claros para a formalização, integração e valorização curricular das actividades de investigação dos seus alunos, em linha com o espírito do UROP e do processo de Bolonha de "aprender fazendo".

Todas as iniciativas que aproximem as empresas, a sociedade e os alunos da Ciência são importantes. A expectativa da comunidade científica em relação a estas novas iniciativas é que se convertam, a curto prazo, em programas estáveis, e com calendários bem definidos e regulares, para que possam integrar o portfolio dos mecanismos sustentáveis para apoiar e desenvolver a Ciência em Portugal.


Publicado/editado: 04/08/2008

© 2019 Sociedade Portuguesa de Física