No dia 7 de Junho o Museu da Electricidade encerrou da parte da manhã para acolher, pela primeira vez, a etapa final das Olimpíadas de Física.
', '
Esta competição, organizada pela Sociedade Portuguesa de Física, com o patrocínio da Fundação EDP e o apoio do Ministério da Educação, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, através da Agência Ciência Viva, pelo Programa POCI, destina-se aos alunos das escolas do ensino básico e secundário e tem como objectivo principal despertar nos jovens o interesse pela ciência e, em particular, pela Física.
Os vencedores da etapa nacional ficam pré-seleccionados para uma preparação a decorrer durante o próximo ano lectivo que os poderá levar a representar Portugal nas Olimpíadas Internacionais e nas Olimpíadas Ibero-americanas, que se vão realizar em 2009 no México e no Chile, respectivamente. No escalão A a equipa vencedora foi formada por André Calado Coroado, Frederico Gaspar e Duarte Silva da Escola Secundária do Restelo. No escalão B o vencedor foi Sagar Dipak Silva Pratapsi da Escola Carlos Amarante.
Além da fase de apuramento, que é constituída por provas teóricas e experimentais destinadas aos concorrentes, decorreram 2 conferências destinadas aos professores acompanhantes: "Água em Marte" por José Saraiva do IST, e "Buracos Negros" por Paulo Crawford da FCUL. Da parte da tarde Máximo Ferreira proferiu a conferência "Observações Astronómicas", destinada a todos os participantes e ao público que visitou o Museu. Em paralelo estiveram patentes várias demonstrações de índole pedagógico relacionadas com a electricidade.
No exterior, o Museu da Electricidade colocou à disposição dos mais corajosos diversas diversões: AeroTrim, Air Bungee, Bike Looping, Surf Mecânico, Orbit Ball, Parede Escalada e Segway.