Vítor Amaral – Departamento de Física, Universidade de Aveiro
Nos dias 18 e 19 de Fevereiro decorreu no Instituto Superior Técnico em Lisboa o Encontro Nacional 2010 de Física da Matéria Condensada, que contou com a presença de 85 participantes, investigadores e estudantes da área. Este encontro teve como propósito a criação de laços mais fortes, no seio da comunidade científica portuguesa, numa área que congrega aspectos de ciência básica e aplicada, por um lado, e a física teórica e experimental.
Durante os dois dias, foram apresentadas 68 comunicações, 40 orais e 28 posters, abordando temas como: física do grafeno, magnetismo, multiferróicos, supercondutividade, cristais líquidos, interfaces e polímeros, condensados Bose-Einstein, células solares, filmes finos e ainda aspectos interdisciplinares.
Aspecto da audiência
A Organização do Encontro, coordenada por Pedro D. Sacramento e Vítor Rocha Vieira (IST, Universidade Técnica de Lisboa), resultou da colaboração de docentes e investigadores de várias Universidades e Laboratórios: Manuel Almeida (Instituto Tecnológico e Nuclear, Sacavém), João Pedro Alpuim (Universidade do Minho), Vítor Amaral (Universidade de Aveiro), Miguel Araújo (Universidade de Évora), José Carmelo (Universidade do Minho), Ricardo Dias (Universidade de Aveiro), Margarida Godinho (Universidade de Lisboa), João Lopes dos Santos (Universidade do Porto) e Iveta Pimentel (Universidade de Lisboa). Teve o patrocínio do CFIF (Centro de Física das Interacções Fundamentais, IST, Lisboa).
Refira-se ainda que deste modo foram retomadas iniciativas anteriores da comunidade, iniciadas num já longínquo 1º encontro realizado no Porto em 1976. O próximo Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada está previsto para 2012. No site do encontro ( http://cfif.ist.utl.pt/~encontro2010 ) podem ser consultados os resumos e as comunicações apresentadas.