Gazeta de Física - Edição Especial

A 25 de Novembro de 2013, na 68.ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas foi proclamado 2015 como o Ano Internacional da Luz e das Tecnologias baseadas em Luz (AIL2015). O AIL2015 é uma iniciativa global que pretende destacar aos cidadão de todo o mundo a importância da luz e das tecnologias ópticas nas suas vidas, no seu futuro, e no desenvolvimento da sociedade. Trata-se de uma oportunidade única para inspirar, educar, e conectar à escala global.
 
Este Ano Internacional resulta da iniciativa de um vasto consórcio de diferentes entidades científicas juntamente com a UNESCO, tais como sociedades, uniões e instituições científicas, instituições educacionais, plataformas tecnológicas, organizações sem fins lucrativos e parceiros do sector privado.
 
Com a proclamação de um Ano Internacional dedicado ao tema da ciência da luz e das suas aplicações, as Nações Unidas reconhecem a importância da crescente consciência global sobre como as tecnologias baseadas na luz promovem o desenvolvimento sustentável e possibilitam soluções para os desafios globais na energia, educação, agricultura e saúde, entre muitas outras áreas. A Luz desempenha um papel central na nossa vida e é uma disciplina transversal no século XXI, abrangendo a física, química, biologia, medicina, telecomunicações, e também as artes, a cultura e a economia.
 
Desde o início que a Sociedade Portuguesa de Física e a Gazeta de Física têm estado associadas à iniciativa AIL2015, nomedamente no âmbito da Comissão Nacional para as comemorações. Para registar esta celebração, e no âmbito do programa nacional para as comemorações, iremos lançar uma Edição Especial da revista, a publicar no final do ano, e para a qual vimos formalmente abrir o convite à submissão de trabalhos, aberto a cientistas, professores, investigadores, alunos e demais profissionais relacionados com a luz de um modo lato.
 
Como participar
Os artigos deverão ser relacionados com os temas do AIL2015, e cumprir as habituais regras da Gazeta de Física quanto ao tamanho e modelo, bem como cumprir os objectivos de divulgação científica.
 
 
Mais do que publicar trabalhos técnicos, pretende-se divulgar e celebrar as diversas facetas em que a luz permeia a ciência e a cultura contemporâneas. Assim, será dada preferência a artigos em que os autores exprimam a importância e o papel da luz como ferramenta de trabalho, meio de obtenção de conhecimento, de expressão científica ou artística, de inspiração, etc...
 
Modalidades de artigos
  • Artigo geral - temas relacionados com a investigação, tecnologia e conhecimento
  • Física e sociedade
  • Ensino e educação
  • Gazeta ao Laboratório - experiências, demonstrações, exemplos práticos
  • Onda e corpúsculo - espaço de comentário e opinião
Junto com o artigo, deverá indicar o tema em que este se insere. O número de páginas está rigorosamente limitado a 4 (cerca de 2500 palavras ou 15 mil caracteres, incluindo espaços), já incluindo figuras. Os artigos deverão ser submetidos utilizando o sistema electrónico de submissão da Gazeta de Física.
 
Os editores estão disponíveis para apreciar propostas de artigos, antes de proceder a uma submissão formal.
 
Prazo
O prazo limite para submissão dos trabalhos é 30 de Setembro de 2015.
 

Publicado/editado: 18/08/2015

© 2019 Sociedade Portuguesa de Física