PISA 2015: alunos portugueses ficam pela primeira vez acima da média da OCDE

 

Foram divulgados a 6 dezembro de 2016 os resultados dos testes PISA, sigla em inglês para Programme for International Student Assessment (Programa Internacional de Avaliação de Alunos).

Portugal participa nestes testes para estudantes de 15 anos, entre o 7º e o 12º ano desde 2000, e pela primeira conseguiu resultados acima da média da OCDE. O principal domínio avaliado nesta edição foi a literacia científica, área em que os estudantes portugueses mais se destacaram, com 501 pontos. Em Portugal foram avaliados, 7325 alunos de 222 escolas públicas e 24 particulares.

Segundo o relatório da OCDE, Portugal é um dos países que revelou um dos aumentos mais expressivos na avaliação de ciências, tendo melhorado significativamente os seus resultados entre 2006 e 2015, contrariamente ao observado na maioria dos países, que apesar dos avanços científicos e tecnológicos, não têm demonstrado grandes melhorias no desempenho nestes testes na área das ciências.

Em Portugal a divulgação dos resultados ficou a cargo do IAVE (Instituto de Avaliação Educativa), do qual a SPF tem representação no Conselho Científico, numa apresentação feita na Escola Secundária de Santa Maria em Sintra com a presença do Senhor Ministro da Educação, Doutor Tiago Brandão Rodrigues, o Secretário de Estado da Educação, Doutor João Costa e o Presidente do IAVE, Dr. Hélder Diniz de Sousa.

A SPF congratula-se pelos excelentes resultados apresentados e destaca que são resultado do esforço conjunto dos Professores nas escolas, das Sociedades Científicas, da Agência Ciência Viva e das Universidades e centros de investigação, que promovem um ensino de excelência e trabalham ativamente na promoção e divulgação científica entre os jovens. A melhoria dos resultados nos últimos 9 anos é também o reflexo do investimento que tem sido feito na cultura científica nos últimos 30 anos.


Publicado/editado: 06/12/2016

© 2019 Sociedade Portuguesa de Física