Divisão de Física de Partículas da Sociedade Europeia de Física anuncia Prémios

 

A Sociedade Europeia de Física acaba de anunciar os prémios atribuídos pela sua Divisão de Física de Partículas. Estes prémios caem em várias categorias. Os físicos Erik H.M. HeijneRobert Klanner, e Gerhard Lutz receberão o prémio bienal da Física de Partículas e das Altas Energias pelas suas contribuições pioneiras para o desenvolvimento de detectores de micro-strip de silicio, que revolucionaram a medida de traços de partículas carregadas com alta precisão. O prémio Giuseppe and Vanna Cocconi de Astrofísica de Partículas e Cosmologia foi atribuído a Rainer WeissKip S. Thorne, e Barry C. Barish pelo seu papel pioneiro no observatório LIGO, que levou à deteção direta de ondas gravitacionais, abrindo uma nova janela na observação do Universo.

Foram também atribuídos prémios dedicados aos físicos mais jovens. Simon Caron-Huot recebeu a  Medalha Gribov pelas suas contribuições para a estrutura analítica de amplitudes de interação. O Prémio de Jovem Físico Experimental foi atribuído a Xin Qian pelas suas contribuições chave para a experiência de Daya Bay que levaram à medida do ângulo θ13. que caracteriza a mistura de neutrinos de diferentes sabores.

Finalmente, o Prémio de Divulgação foi atribuido a Michael Hoch pelas suas iniciativas de divulgação em que evidenciou a beleza conceptual e física da física de partículas, e as qualidades inspiradoras comuns à ciência e à arte.

Mais informação: https://eps-hepp.web.cern.ch/eps-hepp/index.php


Publicado/editado: 10/05/2017

© 2019 Sociedade Portuguesa de Física