Muitas Medalhas na participação de Portugal na XXII Olimpíada Ibero-americana de Física

Portugal conquista em Armenia, na Colombia, uma medalha de ouro, duas medalhas de prata e uma medalha de bronze

 

A equipa portuguesa, constituída por quatro estudantes, que se apresentou em Armenia, na Colombia para competir na XXII Olimpíada Ibero-americana de Física, foi premiada com uma medalha de ouro, duas medalhas de prata e uma medalha de bronze. Assim foi igualado o melhor resultado de sempre das participações portuguesas nestas olimpíadas.

A XXII Olimpíada Ibero-americana de Física decorreu de 17 a 23 de setembro, colocando em competição 67 estudantes finalistas do ensino secundário de 19 países. No final de duas longas e difíceis provas de Física (uma prova teórica e uma prova experimental) o vencedor foi um estudante do Brasil.

O team-leader que acompanhou a delegação à Colombia, Rui Travasso, faz um balanço extremamente positivo da prestação portuguesa: “É um resultado brilhante. Todos os estudantes foram premiados, obtivemos uma medalha de ouro, e superámos o alto nível de prestação que a equipa portuguesa nos tem habituado nos últimos anos.

O docente da Universidade de Coimbra destaca que “as provas deste ano eram bastante mais desafiantes do que nos anos anteriores, focando-se em tópicos de eletromagnetismo, mecânica, termodinâmica e hidrostática. Noto em particular o bom desempenho na prova experimental, que os próprios alunos atribuíram ao trabalho de preparação realizado ao longo do ano no Departamento de Física da Universidade de Coimbra assim como ao acompanhamento muito próximo dos seus professores de física no ensino secundário”.

A lista dos estudantes portugueses premiados é a seguinte:

  • Medalha de Ouro: Duarte Luís Maia Nascimento (E.S. da Amadora, Amadora)

  • Medalha de Prata: Raul Pombo Monteiro (E.S. Nuno Álvares, Castelo Branco)

  • Medalha de Prata: José Diogo da Costa Jesus (E.S. da Mealhada, Mealhada)

  • Medalha de Bronze: Manuel Domingues Brandão (Agrupamento de Escolas D. Maria II, Braga)

As Olimpíadas de Física são uma atividade promovida pela Sociedade Portuguesa de Física com o patrocínio do Ministério da Educação e Ciência, da Agência Ciência Viva e da Fundação Calouste Gulbenkian. O treino da equipa decorreu no Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, integrado nas atividades da escola Quark! de Física que neste ano foi suportado inteiramente pelo Departamento de Física da Universidade de Coimbra.

 


Da esquerda para a direita Manuel Brandão (medalha de bronze), Raul Monteiro (medalha de prata), Duarte Nascimento (medalha de ouro), José Jesus (medalha de prata), Rui Travasso (team leader)

Publicado/editado: 25/09/2017

© 2016 Sociedade Portuguesa de Física