Ciência às Seis! com Débora Menezes | RÓMULO CCVUC - 9 de fevereiro de 2023

Na próxima quinta-feira, dia 9 de fevereiro, às 18h, realiza-se no RÓMULO – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, a palestra intitulada "Mulheres na ciência: panorama, desafios e inspirações", no âmbito do "Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência", com Débora Menezes (Universidade Federal de Santa Catarina) e moderação de Constança Providência.

Sessão inserida no ciclo de divulgação científica "Ciência às Seis!", iniciativa do RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, destinada ao público em geral interessado em cultura científica. Com participação livre e gratuita, não é necessária inscrição.

Resumo: Vários estudos indicam que diversidade, equidade e inclusão são responsáveis por aumentar a criatividade e contribuir para a competitividade positiva. Portanto, o progresso da ciência e da tecnologia pode se beneficiar da diversidade e, reciprocamente, pode exercer um feedback positivo ao mudar a imagem observada da desigualdade. Como demonstrado por muitos estudos recentes, a área das ciências exatas (STEM) é especialmente desigual, sendo dominada por homens brancos, implicando sub-representação de outros grupos, especialmente em posições de liderança ou de prestígio. Vários estudos conduzidos junto dos membros de comunidades científicas indicam que o assédio moral é também um grande problema na nossa comunidade. Além disso, você sabia que:

- As mulheres se deparam com micro agressões e barreiras constantes ao longo da vida, que vão desde situações envolvendo ameaças pelo estereótipo até vieses implícitos que as desestimulam de seguir em carreiras mais competitivas?

- Existe um efeito tesoura na vida das mulheres em geral e das físicas, em especial, que as alija de posições de destaque e de poder?

- Levará 250 anos para que o número de mulheres trabalhando em Física se equipare ao número de homens em questão de produtividade académica?

Venha conhecer mais dados e discutir a situação das cientistas mulheres. Alguns desses assuntos você pode encontrar também no Canal do Youtube Mulheres na Ciência (YouTube.com/mulheresnaciencia) ou no TikTok (https://www.tiktok.com/@mulheresnaciencia). Assista alguns vídeos e venha discutir connosco!

 


Publicado/editado: 06/02/2023

© 2019 Sociedade Portuguesa de Física