Uma equipa portuguesa está na pré-selecção do concurso “Beamline for Schools”

Concurso “Beamline for Schools” organizado pelo CERN

 

"Uma equipa portuguesa está na pré-selecção do concurso “Beamline for Schools” organizado pelo CERN e, este ano, por DESY"

 

Foi divulgada a lista dos 23 melhores trabalhos submetidos ao concurso “Beamline for Schools” (BL4S). Entre eles está o projecto da equipa portuguesa Photongal, composta pelos alunos Luís Rodrigues, Margarida Baptista Lourenço, Maria Simões, Maria Vendas e Pedro Simões, e orientada pela Professora Cristina Pinho, da Escola Secundária Sebastião e Silva, em Oeiras. É desta pre-selecção que serão escolhidos os projectos vencedores. Este ano foram apresentados a concurso, 198 projetos de 47 países, entre os quais 5 de Portugal.

O BL4S foi lançado pelo CERN em 2014 para celebrando o seu 60º aniversário, e tem sido organizado anualmente desde então. É um concurso aberto aos alunos do ensino secundário, em equipas de até 9 alunos com um professor orientador. Cada equipa deve preparar um projecto experimental a ser executado numa das linhas de feixe disponíveis no CERN. As dúvidas de física de partículas que surjam na preparação do projecto podem ser esclarecidas com investigadores da área. Para isso, o concurso tem o apoio da colaboração internacional IPPOG – International Particle Physics Outreach Group, de que o LIP é membro.

Em 2019 e 2020, os aceleradores do CERN estão parados para melhoramentos com vista à próxima fase do LHC. Assim, os dois projectos vencedores do BL4S serão executados numa linha de feixe em DESY, Hamburgo, Alemanha.

A Professora Cristina Pinho participou na 3ª Escola de Professores no CERN em Língua Portuguesa, em 2009, organizada pelo CERN e pelo LIP com o apoio da Agência Ciência Viva, e tem mantido uma relação muito próxima com o LIP, o CERN e a física de partículas desde então.


O LIP dá os parabéns a todas as equipas portuguesas que participaram, e deseja à equipa Photongal o maior sucesso na próxima fase da competição!


Mais info
Contacto: outreach@lip.pt


Publicado/editado: 26/05/2020

© 2019 Sociedade Portuguesa de Física