Faleceu Jorge Dias de Deus, Professor Emérito do Instituto Superior Técnico, Sócio Honorário da SPF

Com saudade que recordamos o Sócio Honorário da SPF

Professor Doutor Jorge Dias de Deus

É com enorme pesar que a Direção da SPF comunica o falecimento do Prof. Jorge Dias de Deus (1941-2021), Professor Emérito do Instituto Superior Técnico/Universidade de Lisboa.

O Professor Jorge Dias de Deus, sócio honorário da SPF, teve uma carreira científica muito relevante na área da fenomenologia da física de partículas, tendo marcado muitas gerações de estudantes e investigadores em Portugal após o 25 de Abril.

A sua intervenção cívica foi muito relevante nomeadamente na criação da Associação da Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (ACTD) nos anos oitenta, associação que foi uma pedra no charco na investigação cientifica fundamental que tardava a sair do marasmo vigente antes da revolução e também impulsionadora  na relação das empresas com a investigação. A revista CTS, de que foi fundador, confirma estes objetivos. Mas a ACTD  foi também uma luz na divulgação cientifica e tecnológica em Portugal, tendo assumido a concretização da realização das Semanas de Ciência e Tecnologia, movimento que se propagou a todo o País entre 1987 e 1994 e depois teve reflexo na criação no 1º Centro de Ciência Viva - o Centro de Ciência Viva do Algarve - inaugurado a 3 de agosto de 1997 sobre o tema "SOL"  onde "a Ciência andava à solta".

Além dos livros pedagógicos e científicos, enorme foi o seu empenho na divulgação através da palavra escrita, inúmeros livros, e na palavra oral, imensos seminários maravilhosos.

Pessoalmente era muito amiga do Jorge e da sua família. Trabalhei imenso com o Jorge na divulgação desde os seminário no ex -IFM à conceção do C.C.V. Algarve, aprendi com ele a comunicação básica para fazer passar uma ideia que é a simplicidade da mensagem, partilhámos com outros colegas imensos momentos de boa disposição onde um  copo  ajudava.

Já estávamos a ter saudades do Jorge e agora vamos ter ainda mais.

 

Mª da Conceição Abreu

presidente da SPF


::ver mais::

  • artigo no Publico (Teresa Firmino)

https://www.publico.pt/2021/02/01/ciencia/noticia/morreu-jorge-dias-deus-fisico-gostava-multidisciplinar-1948847


Publicado/editado: 01/02/2021

© 2019 Sociedade Portuguesa de Física