Faleceu Luís Alte da Veiga, Professor Catedrático aposentado da Univ. Coimbra, Sócio Honorário da SPF

Com saudade recordamos o Sócio Honorário da SPF

Professor Doutor Luíz Alte da Veiga

 

É com enorme pesar que a Direção da SPF comunica o falecimento do Professor Doutor Luíz Alte da Veiga. A SPF expressa as mais sentidas condolências à família, aos seus colegas e amigos.

O velório decorre na Sé Velha,amanhã, dia 16 de Novembro, com início às 9h , seguido de missa às 11h. 

 


Luíz Maria Francisco de Borja Vaz de Sampaio Alte da Veiga nasceu  a 18-12-1932, na freguesia da Sé Nova, Coimbra, filho de Maria Isabel de Meneses de Mello Vaz de Sampaio e de Eugénio de Brito de Alte da Veiga. Era casado com Ana Maria Matos Beja, investigadora aposentada do Dep. de Física da Universidade de Coimbra.

Licenciou-se em 1956 em Ciências Físico-Química pela UC com a classificação de 17 valores, sendo contratado nesse mesmo ano como 2º assistente. Doutorou-se em Física pela Universidade de Cambridge (1964) e pela UC (1966). Entre diversos cargos na UC, destacou-se  como diretor do Museu de Física da UC e diretor do Museu Nacional da Ciência e da Técnica.

O Professor Luís Alte da Veiga era especialista em Física do Estado Sólido e criou um grupo de investigação na difracção de raios X, tendo sido mestre de alguns dos atuais professores do Departamento de Física.

 

 


Publicado/editado: 15/11/2021

© 2019 Sociedade Portuguesa de Física