Faleceu Margarida Ramalho da Costa, Professora Catedrática Jubilada da Univ. Coimbra, Sócia da SPF

Com saudade recordamos a Sócia da SPF

É com enorme pesar que a Direção da SPF comunica o falecimento do Professora Maria Margarida Ramalho Ribeiro da Costa. A SPF expressa as mais sentidas condolências à família, aos seus colegas e amigos.

O corpo vai estar em câmara ardente a partir das 16 horas de hoje 9 dezembro na Capela da Universidade de Coimbra.

A missa de corpo presente será amanhã (10/12/2021) pelas 15 horas. O cortejo fúnebre segue para o Crematório de Taveiro.

 

 


 

Foi Professora Catedrática do Departamento de Física. Licenciou-se na Universidade de Coimbra em 1966, em Ciências Físico-Químicas. Obteve o grau de Doutor em Física do Estado Sólido pela Universidade de Cambridge, Inglaterra, em 1974, como bolseira do Instituto de Alta Cultura, no famoso Laboratório Cavendish da Universidade de Cambridge. A sua tese intitulada “A study of charge and spin density in some transition metal aluminium alloys” teve a supervisão de Penelope Jane Brown. Foi investigadora na área da Física da Matéria Condensada, interessando-se pelas propriedades estruturais e magnéticas dos materiais, como membro do Centro de Estudos de Materiais por Difracção de Raios-X, do qual também foi coordenadora, e do Centro de Física da Universidade de Coimbra. Coordenou a Comissão de Criação do Departamento de Arquitetura da FCTUC.


Publicado/editado: 09/12/2021

© 2019 Sociedade Portuguesa de Física