Portugal conquista 2 medalhas de bronze e 2 menções honrosas nas Olimpíadas Ibero-Americanas

 

Toda a equipa Portuguesa premiada na

Olimpíada Ibero-Americana de Física

 

Equipa portuguesa regressa a Portugal com duas medalhas de BRONZE e duas MENÇÕES HONROSAS numa importante competição de Física para jovens do ensino secundário.

A XXIV Olimpíada Ibero-Americana de Física decorreu em San Salvador, El Salvador, de 6 a 13 de setembro. Participaram nesta competição estudantes pré-universitários de 19 países. A Olimpíada, cuja organização no próximo ano está a cargo do Brasil, consiste em duas provas: um longo e desafiante exame teórico e uma trabalhosa prova experimental. Ambas exigem um nível de conhecimentos e de competências muito superior ao dos programas do ensino secundário, exigindo por parte dos estudantes grande esforço e dedicação na preparação para o evento.

Este ano os problemas teóricos focaram-se principalmente em tópicos da Termodinâmica, Física Moderna e Hidrostática.

Os professores que acompanharam a delegação a San Salvador, João Carvalho e Isabel Lopes, fazem um balanço positivo da prestação portuguesa: “A prestação global da equipa foi muito boa, tendo atingido um resultado muito meritório, e trazendo para casa várias medalhas e menções, objetivo sempre difícil de conseguir devido ao número de participantes e o nível da competição.

Os docentes da Universidade de Coimbra salientam que “a prova teórica abordava problemas relevantes da Física, mas que não são de todo estudados ao nível do ensino secundário. A prova experimental foi complexa, baseada na determinação da tensão superficial em líquidos e no estudo de circuitos elétricos complexos. Não fora o árduo trabalho de preparação dos alunos ao longo do ano, nas suas escolas e nas sessões que decorreram na Universidade de Coimbra, estes prémios não teriam sido possíveis. Os professores também ajudaram na preparação dos alunos, nas escolas respetivas, fora do horário normal. A baixa exposição dos alunos à prática laboratorial no nosso ensino é uma desvantagem face a outros países, exigindo um esforço adicional dos alunos na sua preparação”.

 

A lista dos estudantes portugueses é a seguinte:

Maria Eduarda Caldeira (E. Sec. Nuno Álvares, Castelo Branco), medalha de bronze

Rafael Soares (E. Sec. Domingos Sequeira, Leiria), medalha de bronze

Francisco Ferreira (Grande Colégio Universal, Porto), menção honrosa

Francisco Costa (E. Sec. Domingos Rebelo, Ponta Delgada), menção honrosa

 

As Olimpíadas de Física são uma atividade promovida pela Sociedade Portuguesa de Física com o patrocínio do Ministério da Educação, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Agência Ciência Viva. O treino da equipa decorreu durante o último ano letivo no Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, integrado nas atividades da escola Quark! de Física para jovens.

 

Para mais informações consultar:

https://oibf2019.gofisica.org/

Legenda:Os jovens estudantes à chegada a El Salvador.

Legenda: Equipa Portuguesa, estudantes e professores, na cerimónia de abertura da  XXIV OIBF em El Salvador.

Legenda: Estudantes Portugueses no primeiro dia da Olímpiada.

 


Publicado/editado: 08/09/2019

© 2019 Sociedade Portuguesa de Física