Excelente prestação da equipa Portuguesa na IPhO | Medalha de Bronze e Quatro Menções Honrosas

Medalhas Olímpicas para Portugal

Medalha de Bronze e Quatro Menções Honrosas para a equipa Portuguesa numa das melhores participações de sempre na

Olimpíada Internacional de Física

 

Excelente prestação da equipa Portuguesa na Olimpíada Internacional de Física, que arrecadou uma medalha de bronze e quatro menções honrosas.

A medalha de bronze foi conquistada por Jorge Costa, do Colégio de Santa Doroteia, em Lisboa, e as quatro menções honrosas foram conquistadas por Afonso Bandeira, da Escola Secundária da Lousã, por Benedita Machado, do Colégio Luso-Francês, no Porto, por Jinghao Ye, da Escola Secundária Júlio Dantas, em Lagos, e por José Silva, da Escola Secundária Alberto Sampaio, em Braga.

A Olimpíada Internacional de Física foi organizada de forma online e em tempo record pela Suíça entre 10 e 18 de julho 2022. Inicialmente uma olimpíada presencial estava programado para a Bielorrússia mas, devido à situação de guerra, foi cancelada. Deste modo, no início de abril, a Suíça, juntamente com uma equipa internacional de corretores e de elaboradores de problemas, assumiu a organização da Olimpíada numa versão online. A delegação portuguesa reuniu-se para realizar esta prova no Departamento de Física da Universidade de Coimbra. «O nível de conhecimentos requeridos para realizar estas provas vai muito para além do programa do secundário de Física, envolvendo por parte dos estudantes imenso esforço e dedicação durante a fase de preparação», explica Rui Travasso, docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) envolvido na preparação dos alunos.

A Olimpíada Internacional de Física foi envolveu a participação de 370 participantes de 76 países a nível mundial.

Os estudantes tiveram de analisar os resultados de simulações computacionais de quedas de graves e do comportamento de elementos eletrónicos não lineares. Tiveram também de responder a várias perguntas teóricas, incluindo sobre a interação magnética entre ímanes, e sobre o transporte de calor no novo telescópio espacial James Webb.

O resultado dos estudantes portugueses «é muitíssimo impressionante e enche-nos de orgulho. A prova foi a mais complexa de sempre, com as notas mais baixas a nível global, e a nossa equipa ficou completamente premiada.», sublinha Rui Travasso.

As Olimpíadas de Física são uma atividade promovida pela Sociedade Portuguesa de Física com o patrocínio do Ministério da Educação, da Agência Ciência Viva, da Fundação Calouste Gulbenkian e da Universidade de Coimbra.

Da esquerda para a direita, Afonso Bandeira (Escola Secundária da Lousã, menção honrosa) Jorge Costa (Colégio de Santa Doroteia, Lisboa, medalha de bronze), Jinghao Ye (Escola Secundária Júlio Dantas, Lagos, menção honrosa), Benedita Machado ( Colégio Luso-Francês, Porto, menção honrosa), e José Silva (Escola Secundária Alberto Sampaio, Braga, menção honrosa).

Vídeo:

Cerimónia Encerramento (prémios): https://www.youtube.com/watch?v=4yJi15RiEK


Publicado/editado: 18/07/2022

© 2019 Sociedade Portuguesa de Física