Medalha de Prata e Menção Honrosa para a equipa Portuguesa na Olimpíada Europeia de Física

Medalha Olímpica para Portugal

Medalha de Prata e Menção Honrosa para a equipa Portuguesa na

Olimpíada Europeia de Física

 

Excelente prestação da equipa Portuguesa na Olimpíada Europeia de Física, que arrecadou uma medalha de prata e uma menção honrosa.

A medalha de prata foi conquistada por Jorge Costa, aluno do Colégio de Santa Doroteia em Lisboa, sendo a classificação mais alta que Portugal já atingiu na competição. A menção honrosa foi conquistada por Tiago Marques, aluno do Colégio Claret em Vila Nova de Gaia.

A Olimpíada Europeia de Física teve lugar na Eslovénia entre 20 e 24 de maio 2022. «O nível de conhecimentos requeridos para realizar estas provas vai muito para além do programa do secundário de Física, envolvendo por parte dos estudantes imenso esforço e dedicação durante a fase de estudo e treino», explica Rui Travasso, docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) envolvido na preparação dos alunos.

A Olimpíada Europeia de Física envolveu a participação de 182 estudantes de 30 países europeus e 7 países não europeus convidados.

Os estudantes tiveram de realizar uma prova experimental sobre a interação entre luz e a matéria e sobre a condutividade térmica dos materiais, e de responder a perguntas teóricas sobre a oscilação de objetos flutuantes, a variação de temperatura de materiais em circuitos elétricos e o movimento de dipolos elétricos num campo magnético.

Jorge Costa foi premiado pela melhor resolução apresentada para o problema 2 acerca de oscilações térmicas num circuito elétrico que inclui uma resistência, cujo valor depende da sua temperatura e dissipação de calor para o meio ambiente.

O resultado dos estudantes portugueses «é muitíssimo impressionante e enche-nos de orgulho. Os alunos conseguiram realizar com bastante sucesso provas muitíssimo desafiantes num contexto competitivo, graças à sua dedicação, ao apoio dos seus professores e à preparação realizada no Departamento de Física da Universidade de Coimbra», sublinha João Carvalho, leader da delegação Portuguesa na Olimpíada Europeia de Física.

As Olimpíadas de Física são uma atividade promovida pela Sociedade Portuguesa de Física com o patrocínio do Ministério da Educação, da Agência Ciência Viva, da Fundação Calouste Gulbenkian e da Universidade de Coimbra.

Equipa Portuguesa na Eslovénia

Da esquerda para a direita, Leonardo Tavares (Escola Secundária Filipa de Lencastre, Lisboa),

Jorge Costa (Medalha de Prata, Colégio de Santa Doroteia, Lisboa), Afonso Bandeira (Escola Secundária da Lousã),

Tiago Marques (Menção Honrosa, Colégio Internato Claret, Vila Nova de Gaia).

 

 

 


Publicado/editado: 28/05/2022

© 2019 Sociedade Portuguesa de Física