Palestra “À procura da Matéria Desconhecida” | 31 Out-18h | Centro Ciência Viva da Univ. de Coimbra

Na próxima segunda-feira, dia 31 de outubro, às 18 horasno RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, situado no piso 0 do Departamento de Física da FCTUC, o LIP - Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas e o RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, associados ao Dia Internacional da Matéria Escura, vão promover uma palestra intitulada “À procura da Matéria Desconhecida”. Será palestrante Paulo Brás, Professor Auxiliar Convidado da Universidade de Coimbra e investigador do LIP.

Sessão destinada ao público em geral interessado em cultura científica. Com participação livre e gratuita, não sendo necessária inscrição.

 

 

Resumo: No próximo dia 31 de outubro celebra-se o Dia Internacional da Matéria Escura - um dos maiores enigmas da Ciência contemporânea. A matéria escura é conhecida apenas pelo seu efeito gravitacional no universo e é essencial para manter as galáxias agregadas. Apesar de ser quatro vezes mais abundante do que a matéria conhecida, continua a escapar a todas as tentativas de deteção. Nesta palestra discutir-se-á o que é a matéria escura, porque acreditamos na sua existência e como a pretendemos detetar no futuro. O LIP participa desde 2004 em experiências de deteção direta de matéria escura e conta atualmente com uma equipa de 9 investigadores e estudantes de Coimbra envolvidos na construção e operação do detetor LUX-ZEPLIN (LZ), que está a recolher dados numa mina de ouro nos Estados Unidos a 1500 m de profundidade e é, desde julho deste ano, a experiência de deteção direta de matéria escura mais sensível do mundo! LZ está só agora a começar e poderá no futuro detetar pela primeira vez esta matéria misteriosa.

 

Para mais informações:

www.interactions.org/index.php/dark-matter-day

 


Publicado/editado: 26/10/2022

© 2019 Sociedade Portuguesa de Física