Toda a equipa Portuguesa medalhada na Olimpíada Ibero-Americana de Física

 

 

Equipa portuguesa regressa a Lisboa com três medalhas de PRATA e uma medalha de BRONZE na importante competição de Física para jovens do ensino secundário.

 

A Olimpíada Ibero-Americana de Física decorreu em Mayagüez, em Porto Rico, de 21 a 27 de outubro. Participaram nesta competição estudantes pré-universitários de 17 países. A Olimpíada, que já vai na sua 23ª edição e cuja organização no próximo ano está a cargo de El Salvador, consiste em duas provas: um longo e difícil exame teórico e uma desafiante prova experimental. Ambas exigem um nível de conhecimentos e de competências muito superior ao dos programas do ensino secundário, exigindo por parte dos estudantes grande esforço e dedicação na preparação para o evento.

 

Este ano os problemas teóricos focaram-se principalmente em tópicos de Mecânica, Termodinâmica, Circuitos Elétricos e Relatividade.

 

Os professores que acompanharam a delegação a Mayagüez, Rui Travasso e João Carvalho, fazem um balanço positivo da prestação portuguesa: “A prestação global da nossa equipa foi muito boa, tendo atingido um resultado excelente a todos os níveis, e trazendo para casa várias medalhas.

 

Os docentes da Universidade de Coimbra salientam que “a prova teórica abordava problemas relevantes da Física, mas que não são de todo estudados ao nível do ensino secundário. A prova experimental foi complexa, baseada na caraterização de um sistema oscilatório constituído por molas e corpos rígidos. Não fora o árduo trabalho de preparação dos alunos ao longo do ano, nas suas escolas e nas sessões que decorreram na Universidade de Coimbra, estes prémios não teriam sido possíveis. Os professores também ajudaram na preparação dos alunos, nas escolas e fora do horário normal. A fraca exposição dos alunos à prática laboratorial no nosso ensino é uma desvantagem face a muitos países, exigindo um esforço adicional dos alunos na sua preparação”.

 

A lista dos estudantes portugueses é a seguinte:

Miguel Pedro (E. Básica e Sec. Pedro da Fonseca, Proença a Nova), medalha de prata

João Morais (E.S. de Mirandela, Mirandela), medalha de prata

Rafael Oliveira (Salesianos do Estoril - Escola, Estoril), medalha de prata

Rui Pinto (Colégio Luso-Francês, Porto), medalha de bronze

 

As Olimpíadas de Física são uma atividade promovida pela Sociedade Portuguesa de Física com o patrocínio do Ministério da Educação, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Agência Ciência Viva. O treino da equipa decorreu no Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, integrado nas atividades da escola Quark! de Física para jovens.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Equipa portuguesas na Olimpíada Ibero-Americana de Física – OIbF2018, que decorreu em Mayagüez, Porto Rico, de 21 a 27 de outubro de 2018. Da esquerda para a direita: João Carvalho (team-leader), Miguel Pedro (E. Básica e Sec Pedro da Fonseca, Proença a Nova, medalha de prata), João Morais (E.S. de Mirandela, Mirandela, medalha de prata), Rafael Oliveira (Salesianos do Estoril - Escola, Estoril, medalha de prata), Rui Pinto (Colégio Luso-Francês, Porto, medalha de bronze), Rui Travasso (team-leader) e Carlos Azevedo (observador).

 


Publicado/editado: 29/10/2018

© 2019 Sociedade Portuguesa de Física