Três Medalhas de Prata e Uma Medalha de Bronze para a equipa Portuguesa

Medalhas Olímpicas para Portugal

Três Medalhas de Prata e Uma Medalha de Bronze para a equipa Portuguesa nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Física

 

Excelente prestação da equipa Portuguesa nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Física, que  arrecadou três medalhas de prata e uma medalha de bronze.

 

As medalhas de prata foram conquistadas por Leonardo Tavares (que a soma a já uma menção honrosa conquistada nas Olimpíadas Europeias de Física), por Filipe Santos e por Leonor Roque. A medalha de bronze foi conquistada por Vasco Castro.

As Olimpíadas Ibero-Americanas de Física foram organizadas pelo Brasil entre 27 de novembro e 4 de dezembro de 2021, mas devido à situação de pandemia, a delegação portuguesa reuniu-se para realizar esta prova no Departamento de Física do Instituto Superior Técnico.

Os alunos tiveram de prestar provas teóricas desafiantes sobre eletromagnetismo, relatividade e mecânica, assim como analisar um simulador de magnetização de materiais ferromagnéticos e paramagnéticos. 

Estas medalhas são o resultado do trabalho desenvolvido pelos estudantes durante o ano letivo anterior, onde foram preparados remotamente por docentes da Universidade de Coimbra. «O nível de conhecimentos requeridos para realizar estas provas vai muito para além do programa do secundário de Física, envolvendo por parte dos estudantes imenso esforço e dedicação durante a fase de preparação», explica Rui Travasso, docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) envolvido na preparação dos alunos.

As Olimpíadas Ibero-Americanas de Física envolveu a participação de 61 estudantes de 17 países.

As Olimpíadas de Física são uma atividade promovida pela Sociedade Portuguesa de Física com o patrocínio do Ministério da Educação, da Agência Ciência Viva, da Fundação Calouste Gulbenkian, da Universidade de Coimbra.

Este ano contou com o apoio logistico do Departamento de Física do Técnico da Universidade de Lisboa, a quem muito agradecemos.

 

 

 

 

        Medalha de Prata: Leonardo Tavares, Agrupamento de Escolas D. Filipa de Lencastre, Lisboa

 

 

 

 

 

 

 

 

       Medalha de Prata: Filipe Santos, Colégio de Nossa Senhora da Bonança, Vila Nova de Gaia, correntemente aluno de Engenharia Física e Tecnológica no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa

 

 

 

 

 

 

 

 

        Medalha de Prata: Leonor Roque, Escola Secundária Rainha Dona Leonor, Lisboa, correntemente aluna de Engenharia Física e Tecnológica no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa

 

 

 

 

 

 

        Medalha de Bronze: Vasco Castro, Colégio de Amorim, Póvoa do Varzim, correntemente aluno de Engenharia Aeroespacial no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa


Publicado/editado: 06/12/2021

© 2019 Sociedade Portuguesa de Física