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Volume 16 / Fascículo 2
Abril 1993
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O C60 é uma molécula surpreendente e fascinante. Os sessenta átomos de carbono dessa molécula estão dispostos de uma maneira altamente simétrica formando uma estrutura com doze pentágonos e vinte hexágonos na qual todos os átomos ocupam posições equivalentes (Fig. 1). A recente descoberta e síntese em quantidades macroscópicas dessa molécula desencadeou uma actividade intensa de investigação das suas propriedades por vários grupos de físicos e químicos. 


A fusão termonuclear promete ser uma importante fonte de energia no futuro. A Comunidade Europeia reqliza actividades neste domínio por meio de um grande programa, que compreende todos os trabalhos em fusão por confinamento magnético nos seus estados membros e no qual também participam a Suécia e a Suíça. O objectivo a longo prazo deste programa é a criação de reactores experimentais seguros e viáveis do ponto de vista ambiental. 


A esmagadora maioria dos processos que ocorrem na Terra são irreversíveis. Neste artigo é evidenciado o papel da entropia como conceito chave para a compreensão da fenomenologia terrestre.


0 currículo introdutório do curso de Física tem-se mantido muito estável durante mais de trinta anos, sendo quase uniforme em todo o país. Não obstante a aparente estabilidade, existem indicações de que três «inductores de mudança- começam a ter impacto: (1) a explosão de novos conhecimentos em Física e áreas relacionadas em matemática; (2) novos conhecimentos sobre o processo de aprendizagem obtidos a partir de estudos em Psicologia cognitiva; (3) o poder e a ampla disponibilidade de computadores pessoais. Estes desenvolvimentos desafiam o currículo tradicional de Física, oferecem novas oportunidades para introduzir estudantes na excitação de uma carreira de investigação em Física básica ou aplicada, e conferem uma preparação para essa carreira que é simultaneamente mais ampla e mais profunda do que aquela que temos sido capazes de oferecer no passado. 


  • Mais preto do que o preto
  • Transporte termodinâmico de ovos

Etapas Regionais 1993


Promova o estudo da ciência por meio da permuta de informação entre escolas de diferentes paises e fomentando a dimensão europeia na educação. As escolas interessadas em participar ficam inscritas numa base de dados do projecto que inclui actualmente 260 escolas em 25 países situados na Comunidade Europeia, na Hungria, na Polónia, na Rússia e na Eslovónia. Em Portugal há 24 escolas inscritas, embora se saiba que o projecto é utilizado ainda noutras escolas. Espera-se ter a possibilidade de envolver mais de 2000 escolas até ao fim de 1994.


Cerca de 125 universidades de 25 países de todas as partes da Europa, decidiram participar no Programa Europeu de Mobilidade para Estudantes de Física (European Mobility Scheme for Physics Students, EMSPS) promovido pela European Physical Society (EPS). Dessas universidades, 82% pertencem aos 15 países da Europa Ocidental e 26% aos países da Europa central e de leste, que participam no programa TEMPUS da Comunidade Europeia. 


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