Capa
Volume 16 / Fascículo 4
Novembro 1993
Descarregar revista

O ESRF, «European Synchrotron Radiation Facility., é um Instituto de investigaçao fundamental situado em Grenoble, França, que foi criado em 1988 com estatuto de empresa privada segundo a lei francesa. Este instituto é presentemente financiado por 12 países europeus: Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Itália, Holanda, Noruega, Espanha, Suécia. Suíça e Reino Unido. Foi projectado para produzir radiação de sincrotão
de alto brilho. a ser usado pela comunidade cientílica internacional cm áreas no domlnio das Ciências da Vida como a Biofísica, Bioquímica, Biologia e Medicina, da Ciência dos Materiais. Física Atómica e Nuclear. Geociências e Tecnologias Avançadas.
Nenhuma destas áreas tem primazia na utiIização da radiação de sincrotrão; na realidade, os resultados e conceitos aplicados são de natureza inlerdisciplinar e internacional. Os fenómenos da interacção da radiação de sincrotrão com a matéria proporcionam informaçao sobre propriedades electrónicas bem como sobre a estrutura atómica e a caracterização de materiais. tanto por técnicas de difracção/dispersão como por técnicas espectroscópicas de absorção/emissão.


-Investigação em Pulsares-
Um pulsar é uma estrela de neutrões em rotação rápida, com um período intrínseco (Pp) que pode tomar valores característicos entre cerca de 1.5ms e 3s. Em IS de Janeiro de 1975, a revista Astrophysical Joumal publicava um anigo de Russel A. Hulse e Joseph H. Taylor dando conta da descobena, em 1974, usando o radiotelescópio de Arecibo, do primeiro pulsar num sistema binário na Constelação da Águia. Taylor era então supervisor de Hulse, aluno de pós-graduação. O pulsar em causa, designado por PSRI913+16, tinha um período Pp = 59.03 ms e o corpo próximo, de acordo com as observações feitas, tinha de ser ou uma estrela de neutrões ou um buraco negro, visto que a razão das duas massas era próxima da unidade.


Almost 20 years ago, Joseph Taylor And Russell, Hulse from Princeton University discovered. in a systematic search for new pulsars using a large radiotelescope. the binary radio pulsar PSR 1913+16 lha! appears lo have been exquisitely designed as a laboratory for general relativity (I). ln subsequent years, much effon has beco put into measuriog irs pulse arrival times with increasing precision and camparing the results with general relativity.


o significado de um conceito é construido por cada sef humano com base nas interligaçóes que são feitas com outros conceitos já existentes na sua estrutura cognitiva. O facto de o mesmo significado ser compartilhado por muitos seres humanos significa apenas que são feitas entre esse conceito e os outros. e não que esse significado está certo ou errado.
Com outro tipo de interligações. ou através de uma nova definição das interligações já existentes, chegar-se-á a um significado diferente do conceito. O presente artigo pretende «negociar» (Novak e Gowin, 1991, p. 20) um significado do conceito de massa (com quem, de entre os seus leitores, quiser ou necessitar de o fazer) , em que é abolida a ligação massa-velocidade e repensada a ligação massa-energia. Se esse significado for aceile, tornar·se -á transparente a necessidade de eliminar «misconceplions» (*) como a de que Na massa se converte em energia e a energia em massa».


As medidas de campo magnético terrestre podem ser aplicadas à localização de vestígios arqueológicos, em particular os que sofreram aquecimento prolongado, como antigos fornos e peças de cerâmica cozida. Contudo o carácter bipolar do campo magnético, a inclinação do vector campo e a magnetizaçâo do corpo anómalo pode tornar complexas as anomalias registadas e mesmo deslocá-las da posição dos corpos que as originam. Para ultrapassar este problema recorre-se ao método da redução ao polo de medidas magnéticas obtidas em dois locais de interesse arqueológico.


Nesta secção são apresentadas noticias e curtos resumos sobre recentes descobertas em Fisíca e áreas afins, Ideias novas que surgem, progressos experimentais com Impacto na sociedade, etc. 
Procurar-se-á também efectuar uma cobertura selectiva do noticiário que vai aparecendo numa série de revistas de actualidade.
Para esta cobertura contamos desde já com a colaboraçlo de Eduardo Lage, Matos Ferreira, Carlos Fiolhals, Ana Noronha, J. Lopes dos Santos, Margarida Telo Gama, Marilfa Thomaz, António Moreira Gonçalves, Anabela Martins. Agradecem-se outras colaborações para esta secção.


Delegação Regional do Centro

FíSICA 94· 9ª Conferência Nacional de Física


© 2019 Sociedade Portuguesa de Física