Capa
Volume 19 / Fascículo 1
Março 1996
Descarregar revista

Recorda-se a atmosfera de mistério e perplexidade que envolveu a descoberta dos raios X. Tecem-se algumas considerações acerca da distinção entre as visões científicas do Mundo, dando como exemplo a incursão do poeta Guerra Junqueira no campo da Física. Termina-se referindo os efeitos deletérios das radiações ionizantes e a questão da eventual existência de um limiar relativo a estes efeitos.


O objectivo deste trabalho é divulgar aspectos de um modelo atómico pouco conhecido, proposto pelo físico japonês Hantaro Nagaoka, situando-o no contexto mais geral da evolução histórica dos modelos atómicos do princípio deste século. Faz-se também referência à personalidade científica de Nagaoka e ao seu papel no desenvolvimento da ciência no Japão.


Tem surgido no ensino uma crescente confusão sobre a terminologia a adoptar relativamente a alguns aspectos formais da mecânica vectorial clássica. De facto, se alguns autores designam a medida ou intensidade do vector, como sendo o seu módulo, já outros indicam tratar-se da sua norma. A questão assume proporções graves quando, por vezes, os melhores alunos, que ao verificarem ser uma dessas notações a mais generalizada entre os diversos autores, a adoptam e são por isso penalizados.


A aplicação dos novos programas de Física para o ensino secundário implica uma revisão de perspectivas e uma contextualização dos conteúdos adoptados. Tudo isto deve ser acompanhado por um processo de formação e informação dos, e aos, respectivos professores. Este artigo pretende ser uma pequena contribuição para tal reflexão.


  • Hidrogénio metálico
  • Anti-hidrogénio
  • Novo elemento químico

  • A Física no dia-a-dia, Rómulo de Carvalho, Relógio de Água, 1995 (com prefácio de José Mariano Gago)
  • “Nuvens numa Caneca de Cerveja. Experiências Simples de Física Atmosférica”, Craig F. Bohren, col. Aprender/Fazer Ciência, Gradiva, 1996 (prefácio de Jearl Walker).
  • “Einstein Viveu Aqui", Abraham Pais, col. Ciência Aberta, Gradiva, 1996
  • “Subtil é o Senhor. Vida e Pensamento de Albert Einstein”, Abraham Pais, col. Ciência Aberta, Gradiva, 1992, tradução (excelente) de Fernando Parente e Viriato Esteves, professores do Departamento de Física da Faculdade de Ciências de Lisboa.

PROVAS DAS OLIMPÍADAS NACIONAIS DE FÍSICA
Coimbra, 23 de Junho de 1995


Órgãos Regionais da SPF (Triénio 1996-98)
Os órgãos das Delegações Regionais da SPF a vigorarem durante o período de 3 anos, foram eleitos pelas correspondentes Assembleias Regionais realizadas durante o mês de Janeiro de 1996. Publicamos neste número a composição destes órgãos, com alguns dados curriculares sobre os membros eleitos.


Relatório do Conselho Directivo da Sociedade Portuguesa de Física relativo ao triénio 1993-1995


© 2019 Sociedade Portuguesa de Física