Capa
Volume 19 / Fascículo 4
Outubro 1996
Descarregar revista

A filosofia da ciência não é independente do modo como a ciência está organizada. Será que os cientistas podem produzir conhecimento objectivo num mundo onde a sua investigação está cada vez mais dirigida para o lucro ou para satisfazer necessidades sociais?


A ciência e a cultura portuguesas acabam de perder um dos seus vultos mais representativos, o nosso querido colega Professor José Pinto Peixoto. O seu falecimento causou uma profunda emoção na comunidade dos físicos portugueses, pois aliava às suas excepcionais qualidades de cientista e pedagogo, uma espontânea e contagiante simpatia, e uma permanente afirmação de vitalidade e confiança no futuro. Foi Professor Catedrático da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, onde fundou uma escola de termodinâmica, meteorologia e geofísica.


Descoberta da superfluidez do Hélio-3

Os dois isótopos do hélio, 4He e 3He, têm sido, de longa data, objecto do interesse dos físicos, tanto experimentais como teóricos. A liquefacção do 4He em 1908 por Heike Kamerlingh Onnes, na Universidade de Leiden, abriu à investigação científica o universo das muito baixas temperaturas de que um dos primeiros frutos foi a descoberta, em 1911, por este mesmo cientista, da supercondutividade em metais


Descoberta do C60

O Prémio Nobel da Química de 1996 foi atribuído a R. F. Curl, H. W. Kroto e R. E. Smalley, pela experiência que, em 1985 [1], pôs em evidência pela primeira vez a invulgar estabilidade da molécula C60 — conhecida por buckminsterfullereno [2] ou, simplesmente, “bucky-bola”. Esta molécula de alta simetria (ver Figura 1) conseguiu iludir os cientistas durante séculos, apesar de ser formada apenas por carbono, um dos elementos mais comuns e estudados.


Em 1995/96, a maior parte dos alunos da Via de Ensino (1.° e 5.° cursos), Cursos de Carácter Geral e Cursos Tecnológicos seguiram ainda os programas homologados pelo despacho da SERE de 27/7/89. No presente ano lectivo foram aplicados, na rede escolar de amostragem, os novos programas que entrarão generalizadamente em vigor no próximo ano lectivo. A existência de dois planos curriculares levou à necessidade de elaboração de duas provas distintas para cada chamada. Referir-nos-emos neste Relatório sectorial às provas das 1* e 2.a chamadas, omitindo qualquer referência à prova 315 que foi realizada por apenas 17 alunos.


• Iniciaram-se as actividades de preparação dos alunos pré-seleccionados para a XXVIII IPhO que irá decorrer no Canadá, de 13 a 21 de Julho de 1997. Todas as escolas secundárias com alunos pré-seleccionados para as Olimpíadas Internacionais


  • Homenagem Nacional ao Professor Rómulo de Carvalho
  • Actividades da Delegação Regional do Centro da SPF
  • Concurso de Software Educacional
  • Actividades da Delegação Regional do Norte da SPF
  • Física em Acção

© 2019 Sociedade Portuguesa de Física