Capa
Volume 5 / Fascículo 4
Dezembro 1971
Descarregar revista

À expressão «baixas temperaturas» associamos geralmente a palavra «frio», exprimindo vagamente a ideia de uma região de temperaturas abaixo daquela em que vivemos normalmente e na qual efectuamos a maioria das nossas experiências. Em contrapartida, associamos à expressão «altas temperaturas» a ideia de condições favoráveis à produção de energia, reacções químicas, atrito e a existência da vida, em especial a humana. Trata-se de noções subjectivas e ainda próximas de um empirismo sensorial primitivo, sendo desejável encontrar critérios mais apropriados para definir temperatura.


As dimensões da penumbra projectada

1.1) Vamos admitir que estão definidos os seguintes elementos de Optica Geométrica: fonte luminosa pontual, segmento de recta luminoso, raio luminoso e segmento de recta opaco.


Como outros geradores de ondas electromagnéticas, o laser pode considerar-se como a associação de um sistema conversor, capaz de transformar uma outra forma de energia em energia de oscilação (oscilador) e de um sistema sintonizado, cuja função é armazenar energia electromagnética (ressoador). A realização física de um laser implica portanto o tratamento de dois domínios complementares: o oscilador, constituído por um meio material capaz de emitir radiação por desexcitação de níveis atómicos ou iónicos, prèviamente povoados por meio do fornecimento de energia exterior; e o ressoador, constituído por uma cavidade óptica limitada por superfícies reflectoras para a radiação considerada


Pretende-se descrever uma experiência, bastante simples, que ilustra por si um dos mais importantes princípios da Física, a terceira lei de Newton; recorremos, para isso, ao princípio de Arquimedes. Chama, esta experiência, a atenção para os conceitos fundamentais que estão na base do «Princípio da acção e reacção». Muitas vezes eie é enunciado sob uma forma incompleta, originando más interpretações.


São muitos os aspectos interessantes da física do magnetismo. A escolha do que possa ser mais atractivo para o leitor torna-se, pois, bastante difícil. Achamos, portanto, que se deveria escrever uma série de artigos em que se fossem delineando, em dificuldade intrínseca crescente, os modelos adoptados na discussão do magnetismo, chamando a atenção para os sucessos e limitações que os caracterizam.


  • Sociedade Portuguesa de Física
  • Coordenação ou descoordenação?
  • Prémio Nobel de Física em 1971 Dennis Gabor: um inventor por excelência

© 2019 Sociedade Portuguesa de Física